"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O livro de terror que está a assustar a América chega a Portugal

Há 20 anos, o escritor norte-americano Stephen Chbosky publicou As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of being a Wallflower) um romance young adult que vendeu milhões de exemplares, marcou uma geração e agitou a sociedade norte-americana por ser o primeiro livro a abordar, sem tabus, o que era ser adolescente na América de então.


Amigo Imaginário
 (Imaginary Friend), publicado a 1 de outubro deste ano nos EUA e no Reino Unido, e cuja edição portuguesa chega às livrarias é o primeiro do autor depois daquele estrondoso sucesso e está por isso a ser considerado um dos grandes acontecimentos editoriais do ano.

Trata-se de um livro de terror, distanciando-se assim do seu antecessor. É a história de uma mãe solteira que escapa de uma relação de maus-tratos e se muda para uma pequena cidade com o seu filho, Christopher — um miúdo solitário e ainda a recuperar da recente morte do pai, por suicídio. A ação desencadeia-se quando o jovem se perde no mesmo bosque onde, 50 anos antes, uma outra criança havia desaparecido sem deixar rasto. Christopher, no entanto, regressa a casa alguns dias depois. E regressa diferente – dotado de uma inteligência superior, a ouvir vozes e a ter sonhos sobre um mundo imaginário que, na verdade, é o próprio inferno. O que também muda, e muito, é a pequena vila onde se desenrola a ação, abalada por dezenas de estranhos acontecimentos.

Apesar de não ter escrito nenhum romance desde As Vantagens de Ser Invisível, Chbosky não esteve parado, tendo-se destacado como argumentista e realizador, adaptando para cinema os livros Wonder, de R.J. Palacio, com Julia Roberts e Owen Wilson, e o seu próprio As Vantagens de Ser Invisível.

Se em As Vantagens de Ser Invisível (1999) Stephen Chbosky contava a história de três adolescentes inadaptados, os seus anos de liceu, as suas ansiedades adolescentes, as suas dúvidas sobre o sexo e traumas pessoais, em Amigo Imaginário os seus leitores vão encontrar agora algo bem diferente, inteiramente novo e inesperado: com mais de 800 páginas, Amigo Imaginário é terror, e é um dos mais eficazes dos últimos anos a cumprir esse propósito.

Alguns factos curiosos sobre Amigo Imaginário
Além de EUA, Reino Unido e Portugal, mais de 20 países compraram já os direitos de publicação: Brasil, Bulgária, China, Croácia, Republica Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Japão, Coreia do Sul, Holanda, Polónia, Roménia, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Turquia e Ucrânia;

Uma “mega” campanha de promoção e uma tournée do autor por várias cidades americanas estão em marcha desde que o livro saiu nos EUA;

Leitores, autores, bloggers e críticos apontam para uma forte influência de Stephen King, mestre do terror e autor favorito de Stephen Chbosky, que não nega ser discípulo do autor de The Shining.

Os fãs confirmam que Amigo Imaginário tem o ADN do autor bem patente: personagens complexas, amizades profundas, e fortes laços familiares…

Muitos autores de terror têm elogiado Amigo Imaginário remetendo para os clássicos dos dourados anos 70 («é como descobrir um clássico de Stephen King de há duas décadas mas rearranjado com o estilo único de Stephen Chbosky», referiu Blake Crouch, autor de Matéria Escura).  Outras opiniões associam o livro ao universo Stranger Things, e dizem o quanto valeu a pena esperar estes 20 anos por um novo livro deste autor, elogiando a sua ambição e a forma como conseguiu ultrapassar as fronteiras do terror, criando um épico que proporciona uma leitura extraordinária…

Excertos de opiniões sobre Amigo Imaginário:
“Um thriller sobrenatural de proporções épicas em que o autor “virou” Stephen King!” (Lit Hub)

“Chbosky regressa com um enredo de terror arrepiante de que Stephen King se orgulharia…. Um livro que muito agradará aos que gostam de se assustar a valer, para ler com as luzes acesas e a porta entreaberta.” (Kirkus)

"Quem não se deixar maravilhar com as primeiras 50 páginas deste livro tem que fazer uma análise à sua capacidade de maravilhamento." (Joe Hill, autor bestseller #1 do top New York Times)

"Como em As Vantagens de ser InvisívelAmigo Imaginário diz-nos que independentemente dos horrores por que uma pessoa passa, todos temos a possibilidade de redenção. (…) O que é genial é que Chbosky escondeu toda esta sabedoria num thriller pleno de entretenimento. Com todo o seu estilo muito próprio bem patente, ele dá-nos tudo: iluminação espiritual e terror. Não sei como, mas conseguiu. É uma obra-prima” (Emma Watson, atriz e ativista)

"Este livro difícil de largar é a coisa mais assustadora que li em muito tempo, (cheio de) bosques misteriosos, forças malignas, mundos desconhecidos. Mas está, também, como tudo o que Chbosky faz, imbuído de alma e coração. Os leitores vão apaixonar-se por estas personagens. E é por isso que elas ficarão presas a eles, como uma assombração." --- R. J. Palácio, autor de Wonder, bestseller #1 do top New York Times.

Ficha do Livro
Título: Amigo Imaginário
Nº págs: 864
ISBN: 978-989-23-4611-3 
PVP C/ IVA: 22,90€

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,640