"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O guia que faltava para o sucesso escolar

Más notas? Falta de métodos de estudo? Desconcentração? Desorganização? Se os seus filhos fazem parte dos milhares de crianças e jovens que enfrentam diariamente estas e outras dificuldades que conduzem ao insucesso escolar, ofereça-lhes o Guia Para Seres o Melhor Aluno do professor Jorge Rio Cardoso.


«O insucesso escolar não é apenas e só fruto de pouco estudo. Existem sete motivos diferenciados que levam a que tudo falhe.» Esta é uma das conclusões do trabalho de Jorge Rio Cardoso, professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, no livro que acaba de editar: Guia Para Seres Melhor o Aluno.

O pedagogo dá início ao guia de estudo com a identificação dos «sete pecados» que conduzem ao insucesso escolar. Lacunas que deverão ser identificadas pelo aluno e ultrapassadas ao longo dos vários capítulos do livro. Os pecados são: desmotivação e ausência de resiliência; falta de foco; falta de atenção e concentração (o «cabeça no ar»); dificuldade de interpretação; ausência de criatividade; não responsabilização e falta de autonomia e, por último, mas não de todo o menos importante, falta de disciplina e regras.

Na segunda etapa, os leitores deverão escolher qual o caminho a seguir para se ser um bom aluno, com a criação de regras básicas de estudo, adaptadas a cada situação. Na terceira, vão perceber como podem tornar-se mais organizados, tanto na escola, como em casa. 

Nas seguintes, seguir-se-ão métodos de estudo, motivação, auto-avaliação, utilização das tecnologias a favor do estudo e, por fim, o autor propõe um «contrato» com os seus alunos. No capítulo «Vamos a isto?», o educando vai perceber que «os bons alunos distinguem?se pela capacidade que têm de lutar contra a adversidade, ou seja, de serem resilientes e, como tal, não desistirem» e que a obsessão pelas notas deve ser algo a evitar.

Este livro, o nono da colecção Livros CMTV, é uma arma prática e acessível contra o insucesso escolar e é destinado a todos os estudantes, adaptando-se a qualquer faixa etária.  É a sétima obra sobre educação e métodos de estudo  que o autor publica pela Guerra e Paz, antecedido por O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora lá? , O Professor do Futuro, Pais à Beira de Um Ataque de Nervos, Este Ano Vais Ser o Melhor Aluno – ‘Bora lá?,  Do Secundário à Universidade – ‘Bora lá?e Uma Nova Escola para Portugal.

O Guia Para Seres o Melhor Aluno chega às livrarias de todo o país no próximo dia 29 de outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz, Editores, ou em centenas de quiosques por todo o país.

Sinopse
Milhares de alunos de todo o país vão poder melhorar os seus resultados com o método inovador do Prof. Jorge Rio Cardoso. O essencial para ser melhor aluno em todos os níveis de ensino é condensado neste guia simples, prático e eficaz. Com base em 16 técnicas, é possível cada aluno criar o seu próprio método de estudo, adequado ao ano que frequenta e às suas características. Este livro apresenta soluções para as mais diversas dificuldades e vai, certamente, ajudar cada estudante a ultrapassar os obstáculos e a obter melhores resultados. Como encontrar motivação para estudar? Como se organizar? Como programar o estudo? Como aprofundar a matéria? Como fomentar a criatividade? Como ter um bom relacionamento com professores e colegas? As respostas a estas e muitas outras perguntas estão neste livro. Uma ferramenta indispensável para todos os estudantes, bem como para os pais que os queiram ajudar a ser bons alunos.

Biografia do autor


Jorge Rio Cardoso é doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro. E professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e foi técnico superior do Banco de Portugal. Desde 2008, tem realizado centenas de acções junto de alunos, combatendo o insucesso escolar. O seu inovador método de estudo ?Ser Bom Aluno – ‘Bora lá?? tem tido um êxito assinalável, com melhorias de resultados na ordem dos 30 %. Defensor de uma educação para a cidadania, e conselheiro de inúmeras escolas do país, onde profere sessões para pais, professores e alunos, com vista a melhoria da motivação, dos resultados e das atitudes. E uma figura incontornável nos debates sobre educação, sendo comentador de vários canais de televisão, director da Revista Energia e Futuro e membro do conselho editorial do Jornal do Comércio. Faz parte dos órgãos sociais do Instituto Benjamin Franklin e secretario da Comissão Americana da Sociedade de Geografia de Lisboa. Premiado a nível mundial pelo Lions Internacional, em 2015, com o Premio Empreendedorismo, pelo seu trabalho no campo da educação. Recebeu, em 2017, o Premio Cultura, atribuído pela Royal Awards. 

Guia Para Seres o Melhor Aluno
Jorge Rio Cardoso
Não-Ficção / Educação
96 páginas · 15x23· 10,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,150,716