"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Porto Editora e Fundação José Saramago vão doar mais de 15 mil euros para Moçambique

Vendas da edição especial de O Conto da Ilha Desaparecida destinam-se a apoiar a operação "Embondeiro", da Cruz Vermelha Portuguesa, na assistência às vítimas do ciclone Idai. 


Poucos dias após a passagem do ciclone Idai por Moçambique, em março passado, a Porto Editora e a Fundação José Saramago anunciaram uma edição exclusiva de O Conto da Ilha Desconhecida, com o objetivo de angariar fundos para apoiar o trabalho da Cruz Vermelha Portuguesa naquele país.

Seis meses depois, e com o apoio das Livrarias Bertrand, da FNAC e de várias livrarias independentes, esta iniciativa conseguiu recolher uma verba significativa superior a 15 mil euros – em rigor, 15.378,65 € . Este valor será entregue àquela instituição em breve, com o objetivo de apoiar a operação “Embondeiro”, organizada para socorrer as vítimas do ciclone Idai .

Quando esta iniciativa foi anunciada, Pilar del Río, Presidenta da Fundação José Saramago, e Vasco Teixeira, Administrador e Diretor Editorial do Grupo Porto Editora, evocaram a ética da responsabilidade e a necessidade de um envolvimento coletivo no apoio solidário a Moçambique.

De acordo com a Cruz Vermelha Portuguesa, o Ciclone Idai afetou 1 milhão e 850 mil pessoas, provocando mais de 700 mortos e milhares de feridos. No início da Operação Embondeiro foi montado um Hospital de Campanha que realizou mais de 4000 atendimentos. Foram também enviadas muitas toneladas de alimentos, medicamentos e material médico e de puericultura. Neste momento, a presença da Cruz Vermelha Portuguesa tem como objetivo a reconstrução do Centro de Saúde e Maternidade de Macurungo/Beira, cujas obras estão a avançar a bom ritmo, prevendo-se a sua conclusão no final deste ano.

Esta edição exclusiva de O Conto da Ilha Desconhecida, que José Saramago acabou de escrever a 27 de março de 1997, i.e., há 22 anos e alguns dias, como deixou registado no Volume V dos Cadernos de Lanzarote *, esteve disponível nas Livrarias Bertrand, na FNAC e em várias livrarias independentes, devidamente identificada com uma mensagem alusiva à iniciativa.


Publicado, pela primeira vez, em 1997, pelo Pavilhão de Portugal – Expo 98 e pela Assírio & Alvim, O Conto da Ilha Desconhecida narra uma história de otimismo e perseverança na concretização dos sonhos, protagonizada por um homem que procura um barco para navegar até uma ilha que ninguém sabe existir. Este conto foi por diversas ocasiões alvo de edições especiais para apoiar a Cruz Vermelha em campanhas de reconstrução de países afectados por catástrofes naturais, como em El Salvador ou na Colômbia.

Em 2010, em resposta ao forte terramoto que destruiu o Haiti, a Fundação José Saramago colaborou também com a Cruz Vermelha, então com uma edição especial de A Jangada de Pedra, cujas receitas reverteram, na totalidade, para apoiar a reconstrução do país.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,917,176