"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um tesouro de saberes: o Grande Almanaque Português

O que é um almanaque? Um almanaque é um tesouro do tamanho da Caverna de Ali Babá. Calendário de efemérides, sementeira, mar e atmosfera, fauna e flora, curiosidades e muito mais. 


Tudo cabe no Grande Almanaque Português, súmula de saberes e património popular transmitido de geração em geração. Um acto de celebração do passado e de confiança no futuro.  Uma excelente oferta de Natal para toda a família, que chega às livrarias de todo o país no próximo dia 5 de novembro.

Ainda se lembra de ouvir as avós entoarem rezas e benzeduras para ajudarem a curar maleitas? Ainda se lembra de como os seus familiares mais velhos dominavam as artes da sementeira e do plantio e antecipavam com mestria o estado do tempo, as marés e as fases da Lua? Podem parecer saberes pouco úteis numa rotina urbana cada vez mais digitalizada, mas a verdade é que são preciosidades da cultura popular.

É esse tesouro ancestral que a Guerra e Paz, Editores, procurou recuperar no Grande Almanaque Português, um compêndio que é testemunho do passado e diminui, tanto quanto possível, a incerteza do futuro. Conheça efemérides, feriados, festas e feiras de todo o país. Descubra os meses mais indicados para cada tipo de cultivo, conheça as nuvens, a meteorologia segundo o saber popular e ainda as espécies autóctones da fauna e flora portuguesas.

Aumente as suas noções de astronomia, com indicações práticas como as datas dos próximos eclipses lunares e solares, e de geologia, com sugestões de locais incríveis para visitar no nosso país, como um lugar em Castanheira, na Serra da Freita, onde ocorre um fenómeno único em Portugal e raríssimo em todo o mundo – as pedras parideiras, que «dão à luz» outras pedras.

Quer festa? O almanaque também lhe indica as mais curiosas festas, romarias e procissões, às quais não vai querer faltar. E se ficar curioso com o processo de fabrico de algum do artesanato que encontrar por lá, o almanaque também lhe explica as artes da trapologia, dos bordados, da tecelagem, da tapeçaria, da cerâmica e de muitas outras técnicas artesanais. Já conhece o bordado de castanha de Marvão e a renda de pêlo de cabra de Nisa?

Até receitas de iguarias tradicionais e poemas do cancioneiro popular constam nos «álbuns de recortes» espalhados pelas páginas deste livro cheio de curiosidades e surpresas. 

E se o povo diz que «prevenir é melhor do que remediar», talvez possamos prevenir os enguiços, azares e algumas maleitas com rezas e benzeduras. São deliciosas pérolas, tão válidas quanto outro placebo. Se não fizerem bem, mal também não hão-de fazer.

Generalista, o inventário feito pela equipa editorial da Guerra e Paz não dispensa nem substitui o aconselhamento de profissionais de saúde, bem como das autoridades e instituições de cada uma das áreas abordadas no livro.

Nada falta a este imperdível Grande Almanaque Português, um livro para toda a família, ideal para ter na mesa da consoada e consultar ao longo de todo o ano.  Nas livrarias portuguesas e no site oficial da Guerra e Paz.

Sinopse
Testemunho do passado por fazer o inventário de datas – feriados, festas, feiras – e por fazer o inventário dos saberes, dissertando sobre a fauna, a flora, as artes, e o artesanato, derramando sobre o leitor mil curiosidades. Prova de confiança no futuro, por ajudar o leitor a preencher expectativas, anunciando quando se deve cultivar certas plantas, quando fará frio ou calor, que marés e luas aí vêm, num quadro de previsibilidade que diminui a incerteza e o desconhecido do futuro. Este é o almanaque do século XXI, fiel depositário de uma certa ideia de harmonia universal, pela qual os movimentos das estrelas, dos planetas, da Lua, das marés se encalçam aos movimentos da vida humana, dos amores, ao trabalho, passando pela fortuna. Este é o Grande Almanaque Português, aberto a um futuro que não nos atrevemos a adivinhar, mas que ajudamos a balizar.

Não-Ficção / Vida Prática
192 páginas · 15x23 · 13,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,872,434