"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Nacional São João estreia-se em Cabo Verde

Apresentação de Bella Figura assinala a primeira vez que o TNSJ leva uma produção própria a um país africano de língua oficial portuguesa.


É já esta noite que o Teatro Nacional São João (TNSJ) abre a 25ª edição do Mindelact, o mais importante festival de artes cénicas da África Ocidental e um dos mais importantes de todo o continente africano. Depois de ter sido apresentado na semana passada, em Madrid, Bella Figura – espetáculo a partir do texto de Yasmina Reza, com encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do TNSJ – chega agora ao Centro Cultural do Mindelo. Esta é, assim, a primeira vez que o TNSJ apresenta uma produção própria num país africano de língua oficial portuguesa e é o primeiro resultado do programa de cooperação assinado em setembro pelo TNSJ, Ministério da Cultura de Portugal e Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.

A apresentação de Bella Figura é seguida pela estreia de Achadiço (quinta-feira, às 19h30, no Alaím), um solo do diretor artístico do TNSJ concebido especialmente para Cabo Verde, um misto de conferência, performance e aula autobiográfica sobre teatro e dramaturgia. Além das apresentações em Mindelo (ilha de São Vicente), os dois espetáculos também poderão ser vistos na Cidade da Praia (ilha de Santiago), capital do país: Bella Figura, no sábado, dia 9 de novembro, no Auditório da Assembleia Nacional; e Achadiço, no dia 10, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

A presença do Teatro Nacional São João em Cabo Verde faz-se ainda de audições a atores cabo-verdianos, visando o desenvolvimento de um novo projeto partilhado pelos dois países, a anunciar no início do próximo ano. Relembre-se que, no início da temporada 2019/2020, o TNSJ definiu a internacionalização como um dos eixos-chave, reforçando o intercâmbio no quadro europeu e alargando a sua ação a outros territórios.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,207,974