"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Álvaro Siza Vieira galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura espanhol 2019

Ministro espanhol do Fomento, José Luís Ábalos, anunciou entrega de prémio nas redes sociais. “Um arquitecto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas”, elogiou governante.

Fotografia: Nelson Garrido

 

O arquitecto português Álvaro Siza Vieira foi galardoado esta quinta-feira com o Prémio Nacional de Arquitectura 2019, anunciou o ministro espanhol do Fomento em funções, José Luís Ábalos, numa mensagem que publicou na rede social Twitter.

“Acabo de informar Álvaro Siza que foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura 2019. Um arquitecto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas”, escreveu o ministro espanhol nas redes sociais.

A decisão de atribuir o prémio foi tomada durante o II Congresso Internacional “Arte, Cidade e Paisagem”, que está a decorrer até sexta-feira em Cuenca (Espanha) e tem Portugal como país convidado.

O Prémio Nacional de Arquitectura é um galardão atribuído anualmente pelo Governo de Espanha desde 1932.

Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933 e estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955.

 

Em Espanha construiu, entre muitos outros edifícios, o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante ou o edifício Zaida de Granada.

É autor de inúmeros outros projectos, entre os quais se destacam em Portugal as vivendas no Bairro da Malagueira em Évora, a Faculdade de Arquitectura do Porto, o Centro Paroquial de Marco de Canavezes, o Pavilhão de Portugal da Expo 98 em Lisboa, o Pavilhão de Portugal da Expo"2000 em Hannover (com Souto de Moura) e o Museu de Arte Contemporânea de Nápoles.

Da sua interminável lista de distinções destaca-se o Prémio de Arquitectura da Associação Internacional de Críticos de Arte (1982), o Prémio de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitectura do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha (1988), o Prémio Mies van der Rohe (1988) e Prémio Pritzker, da Fundação Hyatt, pelo projecto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa (1992).

Presidente da República felicitou Álvaro Siza Vieira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o arquitecto Álvaro Siza Vieira pelo Prémio Nacional de Arquitectura 2019 de Espanha, considerando que o seu trabalho lhe vale um “reconhecimento internacional notável”.

“Felicito o arquitecto Álvaro Siza Vieira pelo Prémio Nacional de Arquitectura 2019 de Espanha, atribuído pela primeira vez a um arquitecto português, por diversas obras empreendidas em várias cidades espanholas”, refere uma mensagem divulgada no site oficial da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa salienta que com mais esta distinção atribuída pelo Governo de Espanha, Siza Vieira consegue alcançar “uma impressionante soma de prémios e distinções ao longo de várias décadas”.

“A sua forma de repensar as cidades, a intervenção na mudança e modernização dos espaços urbanos, o harmonioso equilíbrio entre a criação radical e a paisagem natural valeram a Siza Vieira um reconhecimento internacional notável”, frisa o chefe de Estado, considerando que o arquitecto é um “motivo de inquestionável orgulho para todos os portugueses”, finalizou.

 


 

por Lusa @ Público | 7 de novembro de 2019

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,178,121