"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Inscrições abertas para Curso de Caldeireiro Artesanal em Loulé

Dar a conhecer, aplicar e aprofundar técnicas no trabalho de caldeiraria – planificar, cortar, moldar, martelar, debruar e fazer acabamentos – e criar e desenvolver novas peças, são os objetivos do curso artesanal de caldeireiro artesanal que o Município de Loulé vai promover a partir de dezembro, no âmbito da estratégia de valorização dos saberes dos ofícios tradicionais e como ponto de partida para a criação de novos produtos.

Esta iniciativa irá realizar-se em moldes semelhante ao curso que deu início ao processo de reativação do ofício de caldeireiro na cidade e posterior abertura da “Oficina de Caldeireiros”, que integra a rede de oficinas do Loulé Criativo, cujo funcionamento é assegurado pelo mestre, Analide Carmo, e por dois dos participantes do referido curso que, entretanto, adquiriam as competências para desenvolver a atividade, Davide Ganhão e Jürgen Cramer.

A valorização e divulgação do trabalho desenvolvido em Loulé em torno da caldeiraria, ao longo dos últimos três anos, evidenciou a necessidade de capacitar mais profissionais para o exercício da atividade, podendo vir a reforçar o coletivo de caldeireiros a desenvolver atividade na oficina disponibilizada pelo Município, ou potenciar a abertura de outros espaços de iniciativa privada ou outra, no concelho.

O curso terá a duração de 175 horas, organizadas em sessões de 3,5 horas, suportando cada um dos participantes o custo dos materiais utilizados.

Os interessados deverão proceder à sua inscrição até dia 22 de novembro, a que se seguirá entrevista e prova de seleção que incluirá trabalho prático, também com o intuito de permitir o contacto com os materiais e autoavaliação de cada um dos interessados.

Para pedidos de informação e inscrições, contatar loulecriativo@cm-loule.pt ou 289 400 829.

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,160,031