"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portugueses poderão escolher nome para estrela e exoplaneta

Consulta pública decorre até 14 de novembro; oito propostas disputam certame promovido pela União Astronómica Internacional.


A iniciativa global IAU100 Name ExoWorlds, promovida pela União Astronómica Internacional (IAU) em comemoração do seu 100º aniversário, permitirá ao grande público atribuir um nome popular a um exoplaneta selecionado e à sua estrela hospedeira. Em Portugal, a fase final da campanha decorre esta semana.

Nos últimos anos, os astrónomos descobriram milhares de planetas e sistemas planetários a orbitar estrelas próximas. Alguns são pequenos e rochosos como a Terra, outros são gigantes gasosos como Júpiter. Acredita-se que a maioria das estrelas no Universo possui planetas em órbita e que alguns deles poderão ter características físicas semelhantes às da Terra.

A IAU é a autoridade responsável por atribuir nomes e designações oficiais aos corpos celestes. Ao celebrar 100 anos dedicados a incentivar a colaboração internacional (IAU100), a IAU deseja, com este importante sinal de identidade global, contribuir para uma maior confraternização entre comunidades. Esta é a segunda vez na história que é lançada uma iniciativa deste tipo.

As Campanhas Nacionais estão a decorrer em 115 países. Em Portugal, a Campanha Nacional está a ser organizada pelo Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO), sob a chancela da Sociedade Astronómica Portuguesa (SPA). A primeira fase decorreu durante o mês de outubro, e recebeu mais de 50 propostas oriundas de escolas, universidades, clubes de astronomia e agremiações culturais.

As oito melhores propostas foram selecionadas pelo comité organizador e estão agora sujeitas a votação popular. Para votar, aceda o sítio web. A votação encerra em 14 de novembro e o par de nomes vencedores será anunciado em meados de dezembro pela IAU.

Mais Informações

IAU
A IAU (International Astronomical Union) - União Astronómica Internacional - é uma organização que reúne mais de 13 500 astrónomos profissionais de mais de 100 países. A sua missão é promover e salvaguardar a astronomia em todas as suas vertentes, incluindo investigação, comunicação, educação e desenvolvimento, através da cooperação internacional. A IAU é também a autoridade internacionalmente reconhecida para atribuir designações aos corpos celestes e às suas características de superfície. Fundada em 1919, a IAU é a maior organização profissional de astrónomos do mundo.

NUCLIO
O Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO) é uma organização sem fins lucrativos criada por astrónomos profissionais com o objetivo de promover a divulgação e o ensino da ciência. O NUCLIO coordena o Programa Galileo Teacher Training (GTTP), um dos maiores programas de formação de professores do mundo, com a participação de mais de 100 países. Desde a sua génese, a organização já envolveu mais de 10000 estudantes e 3000 professores a nível nacional. Em Portugal, o NUCLIO é responsável por grandes projetos nacionais e internacionais de cariz educativo, como o Astronomers Without Borders, Dark Sky Rangers, Escolas Digitais, Frontiers, Go-Lab, GO-GA (Go-Lab Goes Africa), IASC - Campanha Internacional de Pesquisa de Asteroides, iDiverSE, IAU100, Inspiring Science Education, Our Space Our Future, OSOS, PLATON, PLOAD, Stories of Tomorrow e Science on Stage.

Links 
Site NameExoWorlds
Site IAU100
Site Campanha Nacional 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para concerto da banda NEON

Em parceria com a Music For All, oferecemos convites duplos para o concerto da banda NEON a ter lugar no Centro Cultural de Carnide no próximo dia 6 de março, às 21h00. Participa e... boa sorte!

Visitas
47,920,782
>