"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tiago Rodrigues encena Saramago na Royal Shakespeare Company

Tiago Rodrigues, encenador, ator, dramaturgo e atual Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é um dos artistas que integra a programação da temporada de verão de 2020 da conhecida companhia inglesa Royal Shakespeare Company.


A 1 de agosto de 2020, Tiago Rodrigues estreia, na Royal Shakespeare Company, uma adaptação de dois romances de José Saramago: Ensaio sobre a Cegueira e Ensaio sobre a Lucidez. Com o título Blindness and Seeing, o espetáculo estará em cena no Swan Theatre, em Stratford-upon-Avon, de 1 de agosto a 26 de setembro de 2020. Uma encenação e adaptação de Tiago Rodrigues, a partir dos romances do Nobel da Literatura, Blindness and Seeing transporta-nos para a visão poética e evocativa de José Saramago, num espetáculo com um elenco composto por atores da companhia inglesa.

A criação de Tiago Rodrigues integra a iniciativa Projekt Europa, da Royal Shakespeare Company, que congrega uma seleção única e eclética de espetáculos, colaborações e atividades, que decorrem nos espaços Swan Theatre e The Other Place, durante o ano de 2020. O programa inclui três novas criações de importantes artistas europeus (Blindness and Seeing, de Tiago Rodrigues, Europeana, de Maria Åberg, e Peer Gynt, de Barbara Frey), sete monólogos redigidos por escritores europeus em ascensão, uma colaboração única entre a RSC Next Generation ACT – uma companhia jovem composta por estudantes dos 12 aos 16 anos – e o encenador sueco Mattias Andersson, e um conjunto de eventos e debates à volta do tema Europa.

Diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II desde 2015, Tiago Rodrigues trabalha como ator e criador há mais de 20 anos, procurando, nas suas criações, a transformação poética da realidade através da utilização das ferramentas teatrais. Em 2018 foi galardoado com o XV Prémio Europa Realidades Teatrais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,801,020