"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma impactante lição de superação

Do choque de um rosto desfigurado e um corpo amputado à alegria de viver com naturalidade e arrojo.


Em 2009, com apenas 19 anos, José Ricardo Vidal sofreu um acidente automóvel que lhe deixou sequelas gravíssimas – queimaduras em mais de metade do corpo, a face desfigurada e membros amputados. Dez anos depois, partilha a sua história com total desassombro: desde a noite que quase lhe roubou o futuro até à forma como superou a situação mais difícil e imprevisível da sua vida. Viver com Alma está disponível a partir de 14 de novembro, com o selo da Coolbooks.

Mais do que um relato biográfico ou uma súmula de experiências, este livro é a resposta a um desejo que acompanhou o autor durante sucessivos tratamento e internamentos: ajudar mais pessoas. Com esse propósito, José Ricardo Vidal transforma em palavras a coragem e a determinação que o ajudaram a aceitar a sua nova condição e a manter-se autónomo, independente e capaz de perseguir e concretizar todos os seus sonhos, os velhos e os novos.

Em Viver com Alma, os leitores acompanham o autor nos dias mais difíceis, sentem o impacto dos procedimentos cirúrgicos e da mutilação, vivem os seus momentos de frustração e conhecem a sensação de sentir o mundo a desabar para, de seguida, com ele descobrirem uma extraordinária lição de superação: é possível viver com alegria e normalidade, mesmo quando se vive num corpo que chegou a acreditar não ser o seu.

«Sou mais do que um simples corpo cheio de cicatrizes, sou mais do que apenas um acumulado de experiências, sou uma essência a viver uma grande experiência! Tenho uma vida perfeita na sua imperfeição. Vivo com toda a minha alma.» José Ricardo Vidal

Sobre o Livro
Viver com Alma

José Ricardo tinha 19 anos quando, em 2009, um terrível acidente de viação transformou a sua vida para sempre. As chamas que consumiram o veículo que conduzia quase o vitimavam. Sobreviveu ao acidente, mas as sequelas acompanhá-lo-iam para o resto da vida: a face já não era a mesma, 55% do corpo estava queimado, algumas partes do corpo foram amputadas.

De um dia para o outro, o mundo pareceu desabar. Porém, passado o choque inicial, o apoio da família e dos amigos, aliado a uma enorme dose de coragem e determinação, ajudou José Ricardo a aceitar a sua nova condição e a ultrapassar a adversidade, lutando dia a dia para concretizar todos os seus sonhos, como pessoa autónoma e independente.

Dez anos depois, Ricardo decide abrir o livro e partilhar a sua vida, transmitindo-nos uma enorme lição de superação: é sempre possível viver com normalidade, mesmo depois de todas as dores. A alegria com que encara a vida e a normalidade com que se aceita tal como é são um exemplo que inspira todos os que têm a felicidade de se cruzar com ele e de testemunhar a sua mensagem, que é afinal bem simples: viver com Alma, sempre. 

Sobre o Autor

Ricardo Vidal
Nasceu em 1989 em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Atualmente com 30 anos é Coordenador de Futebol de Formação e Coach Trainer. Gere a página “Atitude, A Ti Tudo”, onde partilha alguns pensamentos e experiências. É muitas vezes requisitado para palestrar em diversos eventos. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,696