"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma homenagem à Mulher em 150 retratos

Mais do que um livro de fotografia, este livro que conta com o apoio da Altice Portugal, através da sua Fundação, assume-se como um contributo do autor para a valorização do papel da Mulher no nosso país.


Veríssimo Dias apresenta retratos de mulheres notáveis, figuras públicas e outras mais afastadas dos focos mediáticos, que são referências nos seus respetivos campos de atuação. São atletas, como Rosa Mota ou Telma Monteiro. São académicas, como Irene Flunser Pimentel e Maria Manuel Mota. São artistas, como Ana Bacalhau, Eunice Muñoz ou Isabel Silvestre. São detentoras de cargos políticos, militares, gestoras. Em suma, independentemente da área ou setor de atividade em que se distinguem, as retratadas representam uma personificação do elogio à igualdade de género e o papel essencial na construção coletiva de Portugal.

A lista completa de retratadas neste livro pode ser consultada aqui.

“É um orgulho ter a oportunidade de homenagear portuguesas que, ao longo dos tempos, se destacaram nas mais variadas áreas da vida do país. Este é mais um contributo da Altice Portugal para o país, para a defesa da sua cultura e da portugalidade. A Intervenção Social faz parte do nosso ADN e da nossa estratégia e, através da Fundação Altice, temos a preocupação de disseminar o que de melhor se faz no nosso país. Não faltam em Portugal mulheres de relevo, de inteligência fina, de luta por ideias e ideais, de empenho e dedicação.”
Alexandre Fonseca

“Esta obra de Veríssimo Dias, dando visibilidade a mulheres que se distinguiram no espaço nacional e internacional – veja-se o palmarés de Rosa Mota e o prestígio que ela alcançou para Portugal – vem ajudar a sublinhar que todos e todas, na nossa diversidade, somos importantes para nos acrescentarmos e para, não desperdiçando nem limitando ou ignorando os talentos com que somos dotados, contribuirmos para o desenvolvimento humano do nosso colectivo.”
Maria de Belém Roseira

«As belas fotografias de Veríssimo Dias “destapam” visualmente a existência, e o percurso, de mulheres que em Portugal tiveram, ou têm, atividade julgada marcante em múltiplas áreas. Cada uma é mostrada individualmente, claro. Mas é o conjunto que retrata uma presença visível e numerosa, porque é a comum pertença ao sexo feminino que é sublinhada, sugerindo de forma subtil uma leitura coletiva.»
Leonor Beleza

Sobre o livro

Mais do que um livro de retratos, este trabalho é, em si mesmo, um retrato da Mulher enquanto peça essencial na criação de um Portugal melhor.
Em Portuguesas, Veríssimo Dias apresenta um conjunto de 150 retratos – porque um livro precisa de um limite de páginas – de mulheres notáveis e inspiradoras que, figuras públicas ou não, são marcos nos respetivos campos de atuação. Assim se elogia a igualdade de género e se regista o agradecimento pelo papel de cada uma destas pessoas na construção do nosso país. 

Sobre o autor

Veríssimo Dias
É engenheiro, biólogo e ecologista, a par de apaixonado pela arte fotográfica. Portuguesas é o seu quarto livro de retratos – depois de Retratos de Abril, 35 anos depois (2009), Retratos da República (2010) e Retratos do Dragão (2012). Em todos eles, busca-se captar a interioridade luminosa e o fulgor natural presentes em cada ser. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,123