"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu dos Coches tem um novo tipo de viatura e chama-se "Vinaigrette"

Trata-se de um modelo idêntico aos que na Índia se designam por riquexó.

Museu dos Coches© Jorge Firmino / Global Imagens

Um novo tipo de viatura chamada "Vinaigrette", uma 'cadeirinha de rodas' que antigamente era puxada por um lacaio, passou a fazer parte do percurso expositivo do Museu Nacional dos Coches, depois de ter sido restaurada nas oficinas da instituição.

De acordo com o museu, a nova viatura, colocada na ala norte da sala de exposições, é proveniente do Museu de Lisboa, e foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro.

Devido às duas rodas, a "Vinaigrette" oferecia mais comodidade e segurança do que a cadeirinha de varais, que então se usava suspensa nos ombros dos lacaios.

Trata-se de um modelo idêntico aos que na Índia se designam por riquexó, segundo a descrição do museu.

Esta viatura fez parte do Cortejo Histórico de Viaturas organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, em 28 de janeiro de 1934.

O novo Museu dos Coches, em Belém, desenhado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, foi inaugurado em 2015 para acolher uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX.

Na sua maioria, as viaturas antigas - coches, berlindas, carruagens, caleças, 'coupés', liteiras e cadeirinhas - são provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa.

Entre as peças encontra-se o "Coche dos Oceanos", que fez parte, em 1716, da embaixada enviada pelo rei João V ao papa Clemente XI.

O novo museu é composto por dois edifícios com quatro pisos, duas salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, um laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.

O museu foi originalmente criado em 1905, pela rainha D. Amélia, para preservar o importante acervo de viaturas da Casa Real no Picadeiro Real, antigas instalações que continuam também abertas ao público.


por Lusa e Diário de Notícias | 19 de novembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,924,763