"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bordalo Pinheiro e Querubim Lapa num diálogo inédito através das suas obras

A exposição intitulada “Pé d’Orelha. Conversas entre Bordalo e Querubim" aborda as inspirações comuns dos artistas e demonstra a influência de Bordalo Pinheiro na obra de Querubim Lapa.

A exposição com obras dos dois artistas está aberta ao público até setembro de 2020. Foto: Cláudia Freire Pote (fumador de cachimbo) de Querubim Lapa. Foto: Objectismo galeria Terrina (cabeça de porco) de Rafael Bordalo Pinheiro. Foto: Paulo Cintra e Laura Castro Caldas


O Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, apresenta, a partir desta quinta-feira, uma exposição que coloca, pela primeira vez, lado a lado, dois dos maiores nomes da cerâmica portuguesa, Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e Querubim Lapa (1925-2016).

Expondo cerca de 170 obras dos dois artistas - sobretudo cerâmica, mas também pintura, desenho e vários objetos pessoais -, a exposição irá ainda revelar ao público peças nunca antes expostas de Querubim Lapa. Entre estas é possível encontrar cerâmicas pertencentes a cozinhas de casas privadas, pinturas e cartas.

A exposição divide-se em seis núcleos que remetem para a ideia de conversa, "sempre num olhar retrospetivo. O Querubim é mais jovem e olha para a obra de Bordalo Pinheiro como uma referência”, explicou à agência Lusa Rita Gomes Ferrão, comissária da exposição que se intitula “Pé d’Orelha. Conversas entre Bordalo e Querubim".

Este "diálogo” entre os dois artistas, que teve início em 1956, prolongou-se por toda carreira de Querubim Lapa, como confirma a curadora da exposição: “Querubim herda a obra bordaliana e, sem a renegar, ao contrário da maioria dos ceramistas modernos, usa-a em inúmeras citações, transportando-a para a modernidade”. E não tem dúvidas de que “o traço [comum] mais forte é o sentido de humor, que é muito visível na exposição."

O diretor do Museu Bordalo Pinheiro, João Alpuim Botelho, salienta a importância de exposições como esta porque demonstram como "a obra deste artista perdurou no tempo, continuando a influenciar artistas contemporâneos."


por Lusa e Renascença | 20 de novembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,173,250