"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bordalo Pinheiro e Querubim Lapa num diálogo inédito através das suas obras

A exposição intitulada “Pé d’Orelha. Conversas entre Bordalo e Querubim" aborda as inspirações comuns dos artistas e demonstra a influência de Bordalo Pinheiro na obra de Querubim Lapa.

A exposição com obras dos dois artistas está aberta ao público até setembro de 2020. Foto: Cláudia Freire Pote (fumador de cachimbo) de Querubim Lapa. Foto: Objectismo galeria Terrina (cabeça de porco) de Rafael Bordalo Pinheiro. Foto: Paulo Cintra e Laura Castro Caldas


O Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, apresenta, a partir desta quinta-feira, uma exposição que coloca, pela primeira vez, lado a lado, dois dos maiores nomes da cerâmica portuguesa, Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e Querubim Lapa (1925-2016).

Expondo cerca de 170 obras dos dois artistas - sobretudo cerâmica, mas também pintura, desenho e vários objetos pessoais -, a exposição irá ainda revelar ao público peças nunca antes expostas de Querubim Lapa. Entre estas é possível encontrar cerâmicas pertencentes a cozinhas de casas privadas, pinturas e cartas.

A exposição divide-se em seis núcleos que remetem para a ideia de conversa, "sempre num olhar retrospetivo. O Querubim é mais jovem e olha para a obra de Bordalo Pinheiro como uma referência”, explicou à agência Lusa Rita Gomes Ferrão, comissária da exposição que se intitula “Pé d’Orelha. Conversas entre Bordalo e Querubim".

Este "diálogo” entre os dois artistas, que teve início em 1956, prolongou-se por toda carreira de Querubim Lapa, como confirma a curadora da exposição: “Querubim herda a obra bordaliana e, sem a renegar, ao contrário da maioria dos ceramistas modernos, usa-a em inúmeras citações, transportando-a para a modernidade”. E não tem dúvidas de que “o traço [comum] mais forte é o sentido de humor, que é muito visível na exposição."

O diretor do Museu Bordalo Pinheiro, João Alpuim Botelho, salienta a importância de exposições como esta porque demonstram como "a obra deste artista perdurou no tempo, continuando a influenciar artistas contemporâneos."


por Lusa e Renascença | 20 de novembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,428,163