"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aplicação inovadora reforça Vilamoura como destino turístico inclusivo

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, esteve em Vilamoura para o lançamento de uma aplicação inovadora destinada a pessoas com deficiência visual.


Um instrumento que contribuirá para o bem-estar de muitos munícipes e poderá reforçar o papel deste polo turístico junto de um nicho de mercado específico: turistas, que procuram um destino acessível em termos de mobilidade no espaço público.

“Mais do que o turista que vem para fazer uma escapadinha de três dias para conhecer uma cidade, cada vez mais temos o turista com mais idade, mais disponibilidade financeira para gastar e investir em Portugal, que fica durante mais tempo, daí que seja importante que quando ele cá chega possa ter espaços adaptados, tecnologia que o apoie, restaurantes acessíveis, casas-de-banho acessíveis, espaços por onde se consiga deslocar”, referiu esta responsável governamental.

Esta aplicação móvel, que nasce de uma parceria entre a Inframoura e a Marina de Vilamoura, desenvolvida pela empresa My Eyes, é um bom exemplo dessa aposta na acessibilidade e mereceu, desde logo, nota positiva da parte de Ana Sofia Antunes: “é uma tecnologia simples, acessível, que pode ser configurada com um conjunto de informação útil não apenas a pessoas cegas como também com baixa visão”.

Como explicou Pedro Almeida, da empresa responsável por esta solução tecnológica, a aplicação “Inclusive Vilamoura – A city guide for All” envolve a utilização de pontos GPS com as coordenadas no exterior e, no interior, a tecnologia beatcon, transmitindo um sinal de Bluetooth para o telemóvel do utilizador.

Futuramente a ideia é alargar a outras áreas de Vilamoura, como é o caso dos hotéis, campos de golfe e restaurantes, como adiantou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé. Para este responsável, também outras zonas do concelho poderão vir a aderir a esta inovação tecnológica.

Para o autarca de Loulé, sendo o turismo uma vertente fundamental da economia local, “seria impensável, tanto a nível humano, como a nível financeiro, não tentarmos tornar a nossa oferta turística mais acessível”. Segundo Vítor Aleixo, particularmente em Vilamoura têm sido adotadas diversas medidas “no sentido de se tornar um destino inclusivo e inteligente”. Neste âmbito, a par da criação da Estação Náutica de Vilamoura, que tem como um dos principais objetivos a melhoria das acessibilidades para os utentes de mobilidade condicionada, outros passos têm sido dados tendo em vista a acessibilidade no espaço público, como é o caso de medidas implementadas que valeram a atribuição do galardão de praias acessíveis às zonas balneares de Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Loulé Velho, Vale do Lobo e Garrão Poente.

Apesar do “Acessible Award” atribuído a Portugal pela Associação Mundial do Turismo, que veio premiar “o conjunto de ações desenvolvidas nos últimos anos”, Ana Sofia Antunes acredita que há ainda muito por fazer nesta matéria. Para a Secretária de Estado, para além da importância em colocar a tecnologia ao serviço dos cidadãos com deficiência, é fundamental uma outra dimensão ao nível da acessibilidade: a quebra de barreiras arquitetónicas que muitas vezes impedem a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.

O presidente da Câmara de Loulé é da mesma opinião e, no caso do concelho de Loulé, acredita haver ainda “um longo caminho a percorrer face às necessidades que existem”, sendo que aos poucos o território está a ser adaptado a estas necessidades como é o caso da intervenção que está a ser realizada na Avenida José da Costa Mealha, artéria central da cidade de Loulé, que tem como um dos principais objetivos, melhorar a circulação das pessoas com dificuldades de mobilidade, quebrando algumas barreiras aí existentes.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,963,506