"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Menina Colina Guest House

150 anos de história ganham nova vida no centro do Porto

A casa Menina Colina ergue-se na Rua Doutor Alberto Aires Gouveia no centro do Porto A reabilitação manteve a traça original e apostou no conforto Seis dos nove quartos têm varandas com vistas generosas para o grande jardim O original quarto BORBOLETA O surpreendente quarto CÉU A casa já era especial mesmo antes de se transformar em Menina Colina A casa já era especial mesmo antes de se transformar em Menina Colina A casa já era especial mesmo antes de se transformar em Menina Colina A casa já era especial mesmo antes de se transformar em Menina Colina A casa já era especial mesmo antes de se transformar em Menina Colina

 

Vista de fora é uma casa da baixa portuense com muitas janelas. Quando se entra, a magia acontece. Menina Colina é uma nova Guest House no Porto que consegue combinar 150 anos de história com conforto e modernidade. Guy Lehmann, um dos quatro sócios do espaço, diz que «antes de entrar, parece uma casa normal, mas depois de entrar é de tirar o fôlego. Temos aqui uma casa muito especial». Guy e os seus sócios, todos alemães, apaixonaram-se pelo Porto e cedo decidiram que queriam contribuir para a reconstrução da cidade. Assim, depois de visitarem mais de 60 casas, encontraram a tal: «Esta casa pertencia a uma família portuense que decidiu na altura sair do centro da cidade. Esteve fechada cerca de 30 anos, mas estava muito bem conservada e sentimos logo que era esta».

Guy Lehmann, carpinteiro, Julia Bargholz, arquiteta, Maria Leiterholt e Hinrich Balsters, ambos engenheiros agrónomos, são os quatro alemães do Norte que deram vida a este projeto. «Quisemos preservar a casa ao máximo, mantivemos a traça original, o alto pé-direito, as paredes, as tábuas compridas do soalho, o trabalhado do estuque, as cores, o mármore fingido… E tornamos a casa mais confortável e moderna com tecnologia, decoração e um sistema de aquecimento embutido no chão», explica Guy Lehmann. O objetivo é proporcionar aos hóspedes «uma aventura, uma viagem no tempo, uma estadia muito agradável e a possibilidade de desfrutar de beleza, tranquilidade e cultura», sublinha.

O nome Menina Colina começou por ser uma escolha pela sonoridade do nome. E depois não o conseguiram largar. Menina talvez porque esta casa seja um convite a um novo olhar, um olhar inocente como o de uma criança. Colina porque a casa se ergue no meio da cidade. Comecemos então pelo terceiro andar onde está o quarto CÉU e onde as estrelas pintadas à mão brilham no teto alto. Era uma antiga capela surpreendente que tinha um papel de parede azul com estrelas pintadas. Tiraram o papel e mantiveram o céu. No mesmo andar há também o quarto POENTE e o apartamento ALVORADA. No segundo andar o quarto BORBOLETA tem uma réplica do papel de parede original cheio de borboletas. Neste andar encontramos também os quartos CAMÉLIA, ESTRELA E RUBI. Existem ainda os quartos MUSGO e TERRA no primeiro andar. Há três quartos com casas de banho em forma de cubo e a altura não chega ao teto precisamente para se poder contemplar o pé direito alto. A casa conta assim com nove suites. Seis com varandas generosas com vista para o grande jardim com fileiras de camélias e uma palmeira centenária. Três com vista de rua para o Hospital de Santo António, o Palácio da Justiça e um bocadinho da Torre dos Clérigos. «Apesar do movimento durante o dia, graças a uma fantástica obra de isolamento, não se ouve nada», afirma Guy Lehmann. Dentro da Menina Colina reina a paz. Há ainda uma sala da música cheia de charme e cultura onde se podem fazer festas privadas, palestras e formações. Para breve, talvez na primavera ou no verão, faz parte dos planos abrir um bar aberto a hóspedes e a visitantes. A Menina Colina Guest House está a 20 minutos a pé da Ribeira e a 10 minutos a pé da Avenida dos Aliados. O Museu Nacional Soares dos Reis, o Palácio de Cristal e as Galerias Miguel Bombarda estão ali bem perto.

Um dos rostos da Menina Colina é Maria Vítor Mota, a gerente do espaço, mais conhecida como Mavi. Nascida e criada no Porto, com uma vasta experiência em hotelaria, recebe os hóspedes com o seu sorriso- Ela e um staff de mais sete pessoas tratam de garantir que a experiência na casa e na cidade é inesquecível. Mavi considera que o mais especial da casa é o espírito que se mantém graças «à forma como foi feita a reabilitação do espaço com muito cuidado, com paixão e com grande respeito pelas pessoas, pela casa e pela cidade». Para além disso, vê a Menina Colina como uma casa de relações entre as pessoas e das pessoas com o espaço: «É muito bom estar aqui dentro. Os espaços são muito convidativos, há uma boa relação entre todos e acho que isso transmite uma característica do Porto – a forma familiar de receber e o espírito de proximidade. E foi isso que no fundo apaixonou os proprietários na nossa cidade». Mavi deixa um convite: «A nossa casa está aberta à cidade, fazemos muito gosto em receber cá os nossos vizinhos, habitantes ou comerciantes, a quem mostramos a casa sempre que nos baterem à porta».

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,935,219