"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Municípios de Loulé, Silves e Albufeira e UAlg celebram protocolo para candidatura a Geoparque Mundial da Unesco

Dia 2 de dezembro, pelas 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, irá decorrer a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração celebrado entre os municípios de Loulé, Silves e Albufeira e a Universidade do Algarve/Centro de Investigação Marinha e Ambiental, no âmbito da elaboração e realização do processo de candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.


Esta sessão contará com a presença dos autarcas Vítor Aleixo, Rosa Palma e José Carlos Rolo, e do Reitor da Universidade do Algarve Paulo Águas.

No dia 7 de dezembro, a partir das 15h00, a Escola Secundária de Loulé irá receber uma conferência com os intervenientes neste projeto, bem como de especialistas nesta matéria - Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa e investigador que liderou equipa internacional que escavou a jazida da Penina, onde se descobriu o Metoposaurus Algarvensis, e Artur Sá, da Universidade do Minho, que irão falar sobre os desafios e oportunidades da candidatura que reúne os três municípios algarvios. Pelas 17h15, é inaugurada a exposição itinerante “Vamos ser Geoparque Algarvensis: O que é isso? – Um território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO”, realizada no âmbito da candidatura do município de Loulé ao Fundo Ambiental “Educação Ambiental + Sustentável | EducarTe: Educar para o Território”.

O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira conta, através das rochas que se encontram no seu território, uma história que começa há quase 360 milhões de anos atrás. Promover o desenvolvimento sustentável do território a partir das comunidades e da sua qualidade e modo de vida, assim como da riqueza geológica, tornando a área dos três concelhos num destino sustentável e potencialmente turístico de interesse mundial, por via do seu património geológico, é o principal objetivo desta candidatura

Refira-se que os Geoparques Mundiais da UNESCO combinam a proteção e promoção do património geológico com o desenvolvimento local sustentável, possuindo um conjunto de geossítios ou geomonumentos que testemunham a evolução do planeta Terra. No Geoparque Algarvensis destacam-se locais de interesse geológico como a Rocha da Pena, a grés de Silves ou o vale à volta do Castelo de Paderne.

“Através de uma maior consciencialização da importância do património geológico da região na história e na sociedade, um Geoparque Mundial da UNESCO concede aos seus habitantes um sentimento de orgulho na sua região e fortalece a sua identificação com o território. A criação de iniciativas inovadoras locais, de novos postos de trabalho e de cursos de formação de alta qualidade é estimulada, enquanto novas fontes de receita são geradas através do geoturismo e os recursos geológicos são protegidos.” (Comissão Nacional da UNESCO).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,863,246