"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tuna Universitária Afonsina de Loulé vai ter nome em artéria da cidade

No próximo domingo, 1 de dezembro, pelas 10h30, vai ter lugar o descerramento de uma placa toponímica na cidade de Loulé com o nome “Travessa TUALLE”, em homenagem à Tuna Universitária Afonsina de Loulé.


No dia em que esta Tuna assinala 20 anos de existência, o seu nome passará a figurar na toponímia de Loulé, numa artéria que se inicia na Praça da República e termina na Rua Dª Filipa de Vilhena, mesmo no coração do fervilhar da vida universitária nas duas décadas em que as capas académicas coloriam as ruas da cidade.

A Câmara Municipal de Loulé considera que a memória do ensino universitário em Loulé deve ser preservada, uma vez que o Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016) deu uma nova vida à cidade, tendo formado alguns milhares de alunos e permitido criar novas dinâmicas urbanas. “Com o encerramento desta instituição universitária encerra-se um período de conhecimento na cidade, sendo a sua tuna universitária um feliz garante dessa memória académica”, consideram os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé que pretendem, passados três anos do encerramento daquela instituição universitária, homenagear a sua Tuna.

Refira-se que, também no âmbito das celebrações do 20º aniversário da TUALLE, o Cine-Teatro Louletano recebe no sábado, 30 de novembro, pelas 21h30, um espetáculo comemorativo de música e muitas surpresas.

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé continua a ser uma digna representante do extinto Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016). Foi fundada a 1 de dezembro de 1999, num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé - Café Calcinha –, por cinco estudantes do Instituto: Emiliano da Silva, João Rodrigues, Júlio Miguel Guerreiro, Carlos Viegas e Hugo Lopes. Desde aí a Tuna tem tido várias atuações pelas diversas regiões de Portugal, desde Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Com o espírito académico dos seus elementos e através da música leva a todos os recantos a alegria, boa disposição algarvia, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé. Promove há já alguns anos o Festival FITUALLE.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,881,725