"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Município de Tomar entrega kits ambientais a todos os alunos do 1º ciclo

Em dia de cimeira mundial pelo clima, o Município de Tomar foi mais longe e passou à ação, entregando kits ambientais a todos os alunos do 1º ciclo do concelho.


Os cerca de 1100 alunos do 1º ciclo do concelho de Tomar começaram esta manhã a receber kits ambientais no âmbito do projeto Ambientolix, promovido pelo Município em resultado da candidatura ao Fundo Ambiental de que foi um dos 13 projetos aprovados dos 147 submetidos a nível nacional. De forma simbólica foram entregues esta manhã nas escolas de Valdonas (Agrupamento Templários), Cem Soldos (Agrupamento Nuno de S. Maria) e João de Deus (particular), com a presença dos responsáveis escolares, nomeadamente dos diretores, da presidente da Câmara e dos vereadores da Educação e do Ambiente.

Os kits são compostos por escova de dentes, caneca e lancheira feitos com 50% de fibra de bambu e 50% de polipropileno, caixa-estojo com borracha, três lápis, afiadeira e régua em madeira, um caderno de apontamentos em material reciclado e um termo em alumínio. Além disto, cada turma vai receber um jogo de tabuleiro especialmente concebido para o efeito com perguntas de temática ambiental, muitas delas centradas no concelho.

O projeto Ambientolix do Município de Tomar insere-se na candidatura ao Fundo Ambiental da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020) - Re-Educa: Educar para uma economia circular, tendo por objetivo estratégico contribuir para uma cidadania ativa e informada no domínio do desenvolvimento sustentável, de modo a fomentar a adoção de comportamentos ambientalmente mais conscientes e responsáveis.

Os alunos do 1.º ciclo ocuparão lugar de destaque neste projeto que se pretende multidisciplinar e disseminador da mensagem junto da comunidade local, sendo sabido que as crianças são dos melhores influenciadores nas alterações comportamentais dos adultos do seu meio familiar.

O projeto contempla igualmente a vertente pedagógica através dos jogos de tabuleiro com pergunta-resposta e desafios que abordam as diferentes temáticas ambientais, tais como água, energia, resíduos, alterações climáticas, biodiversidade, geodiversidade, floresta, entre outros, assim como peças de divulgação (rollup´s e cartazes), equipamento informático para atividades do CISA (Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental de Tomar), filme explicativo e educativo na temática da economia circular e uma plataforma online.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,306