"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mural de Cesária Évora feito por Vhils vira atração no Mindelo

Em três dias, a força de berbequim do artista português Vhils deu vida a este mural de dez metros de altura.

Mural construído à força de berbequim no Mindelo. Foto: Fernando de Pina/ Lusa


Um mural construído à força de berbequim, em três dias, pelo artista português Vhils, tornou-se no último mês uma atração da cidade cabo-verdiana do Mindelo, ou não retratasse numa parede de 10 metros de altura a diva local, Cesária Évora.

O projeto, que num desenho em baixo relevo, esculpido, retrata o rosto da cantora cabo-verdiana e voz maior da morna, género musical que esta semana deverá ser elevado a Património Cultural e Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), resultou de uma viagem de dez dias que o artista português realizou a Cabo Verde, em outubro.

O objetivo era um trabalho na cidade da Praia, mas o português abraçou também a ideia antiga da Kriol Ideias, produtora local, e passou três dias no Mindelo, ilha de São Vicente, a dar corpo, debaixo de um sol abrasador, a um mural que está a mudar o centro da segunda maior cidade do país, terra de Cesária Évora.

"É acolhedor. Foi uma bela homenagem prestada à nossa diva, que nos abriu ao mundo", conta à Lusa Nani Luz, de 26 anos, que passa todos os dias pelo mural construído com berbequim por Vhils na praceta Dom Luiz, junto à marginal da cidade, com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente.

"Muita gente de fora vem aqui, tiram fotos. Os turistas estrangeiros e as pessoas de cá", diz.

Sheila Almeida, mindelense de 42 anos, corrobora os dois aspetos: "Gostei, ficou muito bonito e há muita gente de fora a vir aqui para ver. Veio embelezar a praça".

O artista português foi convidado para trabalhar em Cabo Verde pouco mais de uma semana pelo projeto comunitário Xalabas di Kumunidadi, implementado pelas associações cabo-verdianas África 70 e Pilorinhu e financiado pela delegação da União Europeia em Cabo Verde.

Depois da face do nacionalista cabo-verdiano Amílcar Cabral, que esculpiu numa parede da cidade da Praia, Vhils fechou a viagem a Cabo Verde com três dias trabalho no Mindelo, um "mural surpresa", como o próprio descreveu na altura.

Alexandre Farto (Vhils) nasceu em Lisboa, em 1987, terminou os seus estudos de Arte em 2008, em Londres, tendo iniciado a atividade como artista urbano em 1998, com a pintura de muros e comboios, na margem sul do rio Tejo.

Cesária Évora nasceu no Mindelo, em 27 de agosto de 1941, cidade onde também morreu, em 17 de dezembro de 2011, sendo considerada, com as suas mornas, a cantora de maior reconhecimento internacional em Cabo Verde.


por Lusa e Renascença | 9 de dezembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,963,352