"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Diretor Artístico da FBAC distinguido pelo Instituto Cultural Romeno em Lisboa

Promovida pelo Instituto Cultural Romeno, a 11.ª edição da cerimónia de entrega dos títulos honoríficos “Amicus Romaniae” teve lugar, no passado dia 5 de dezembro, na galeria do Instituto Cultural Romeno, em Lisboa.


O diretor artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Cabral Pinto, foi uma das personalidades distinguidas, pelo apoio à promoção da cultura romena.

O título honorífico “Amicus Romaniae” foi instituído em 2009 como reconhecimento e apreço, por parte do Instituto Cultural Romeno, para com as personalidades do meio cultural e institucional que apoiam a promoção dos valores da cultura romena em Portugal. O diretor artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Cabral Pinto, foi uma das personalidades distinguidas, tendo recebido o prémio pelas mãos da Embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru, e do Diretor do ICRL, Daniel Nicolescu.

“Esta distinção, que muito nos honra, vem no seguimento da exposição «Sacrifício» do artista romeno Mircea Roman que promovemos na Fundação Bienal de Arte de Cerveira em agosto deste ano”, explica Cabral Pinto. “Esta é uma parceria que pretendemos explorar em 2020, no âmbito da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira”, acrescenta.

Na cerimónia de entrega das distinções honoríficas esteve presente a Embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru, e o diretor do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, Daniel Nicolescu.

Os galardoados deste ano foram:
- Silvana Bessone, diretora do Museu Nacional dos Coches
- António Cabral Pinto, diretor artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira
- Fernando Nogueira, presidente executivo da Lusitânia
- Sofia Marçal, museóloga/ curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
- João Pardal Monteiro, presidente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL)
- Paula Silva, diretora-geral do Património Cultural (DGPC)
- Cón. Luís Manuel dos Santos (Pároco da Igreja Santa Maria de Belém do Mosteiro dos Jerónimos)
- Ricardo Gil Soeiro, professor e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)
- Renato Sousa, diretor das clínicas “Sorria”
- Aida Tavares, diretora artística do Teatro Municipal de São Luiz

Pela mesma ocasião foi também inaugurada a exposição “Objetos da vida camponesa tradicional da Roménia”, organizada em parceria com a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o Museu Nacional da Aldeia “Dimitrie Gusti”, de Bucareste. A mostra integra mais de 100 peças do património do Museu de Bucareste, entre as quais se assinalam tapetes valiosos, vestuário e móveis antigos, bem como utensílios domésticos ou de artesanato tradicional oriundos das principais áreas etnográficas constituídas nos espaços habitados pelos romenos (seja dentro das fronteiras atuais da Roménia, seja da Bessarábia, Bucovina do Norte ou dos Balcãs). A exposição estará patente até 30 de janeiro de 2020.

Fundação Bienal de Arte de Cerveira
6 de dezembro de 2019
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,935,018