"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Reconciliação" é a Palavra do Ano 2019 em Moçambique

Foi anunciada na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português, em Maputo: a PALAVRA DO ANO ® eleita pelos moçambicanos foi «reconciliação»,com 29% dos votos, tendo as candidatas «extradição» (23%) e «catástrofe» (13%) ocupado os outros lugares do pódio.


Esta escolha dos moçambicanos terá sido influenciada pela visita, em setembro passado, do Papa Francisco, cujos inúmeros apelos à reconciliação e à paz no país tiveram um enorme impacto social e político.

Em relação às candidatas classificadas em segundo e terceiro lugar, respetivamente, é de lembrar que se relacionam com dois factos diferentes: «extradição» resulta do escândalo envolvendo o antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, detido na África do Sul na sequência de um mandado de captura internacional pedido pelos EUA; «catástrofe» refere-se à terrível destruição de vidas, bens, vias de comunicação e colheitas causada pelos ciclones Idai e Kenneth, em especial no Norte e no Centro de Moçambique.

A votação decorreu através do site www.palavradoano.co.mz durante o mês de novembro, por iniciativa da Plural Editores Moçambique, com o apoio do Camões, I.P. Na classificação das restantes candidatas, «eleições» (8%) ficou em 4.º lugar, seguida por «instabilidade» (8%), «pastor» (6%), «investimento» (5%), «xenofobia» (3%), «prisão» (3%) e «tráfico» (2%).

A lista das 10 candidatas apresentou-se da seguinte forma:

catástrofe
A terrível destruição de vidas, bens, vias de comunicação e colheitas causada pelos ciclones Idai e Kenneth foi uma verdadeira catástrofe, em especial no Norte e no Centro de Moçambique.

eleições
As sextas eleições gerais de Moçambique foram perturbadas por alguns casos de violência, tendo havido registo de ataques armados.

extradição
Moçambique pediu a extradição do antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, detido na África do Sul na sequência de um mandado de captura internacional pedido pelos EUA.

instabilidade
Após diversos ataques de grande violência, o governo aceitou apoio externo para tentar acabar com o clima de medo e instabilidade que se instaurou em Cabo Delgado.

investimento
Várias multinacionais do sector petrolífero decidiram ao longo do ano avançar com o investimento na exploração, refinação e exportação de LNG (gás natural liquefeito).

pastor
A proliferação de igrejas evangélicas lideradas por pastores carismáticos tem sido notória, com especial impacto nas redes sociais.

prisão
Várias pessoas acusadas de desvio de bens e de património público foram condenadas a pena de prisão.

reconciliação
Recebido em Setembro por milhares de devotos, o Papa Francisco apelou à reconciliação e à paz no país.

tráfico
O tráfico de drogas, marfim, madeiras e pedras preciosas continua a marcar a actualidade moçambicana, com notícias de várias apreensões ao longo de 2019.

xenofobia
A vaga de xenofobia na África do Sul atingiu também moçambicanos residentes naquele país, levando muitos a ponderar o seu regresso ao país natal.



Votação para eleger a PALAVRA DO ANO ® ainda decorre em Angola e Portugal
Até ao final do mês de dezembro, decorrem ainda as votações para escolher as palavras que marcaram o ano em Angola e Portugal. As dez candidatas de cada país estão a votos em www.palavradoano.co.ao www.palavradoano.pt, respetivamente.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,885,754