"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

50.000 pessoas na 1ª Porto Design Biennale

A Porto Design Biennale mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, num vasto programa que integrou cerca de 300 projectos e 60 eventos como exposições, workshops, performances, instalações e conversas, apresentados em 37 espaços das cidades do Porto e Matosinhos.


Promovida pela Câmara Municipal do Porto, pela Câmara Municipal de Matosinhos e organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, esta 1ª edição decorreu entre 19 setembro e 8 dezembro de 2019 com curadoria-geral de José Bártolo, com o tema Post Millennium Tension.

No ano da sua estreia, a Porto Design Biennale mostrou o design como campo disciplinar central para a observação do mundo contemporâneo, capaz de tematizar dimensões sociais e políticas, éticas e ecológicas, culturais e tecnológicas, económicas e ontológicas. Relevou igualmente o design como prática de cruzamento de fronteiras, de interações disciplinares, de activação de parcerias amplas e diversificadas. Demonstrou ainda a vitalidade do design português, mostrando a prática profissional, o ensino, a crítica, a indústria e a relevância das propostas curatoriais no contexto nacional. Procurou-se construir um programa resultante da investigação e do pensamento, da produção e acção sobre as tensões contemporâneas, pressupondo uma vontade de as identificar, analisar, debater e modificar.

Destacam-se as 17 exposições, 22 workshops e 25 conferências/apresentações, envolvendo 20 curadores e 310 participantes de 18 nacionalidades.

Entre Setembro e Dezembro, a Biennale constitui-se como uma escola informal onde se trocaram conhecimentos e se testaram modelos pedagógicos. Foram realizadas 35 visitas orientadas, maioritariamente a grupos do ensino superior, num total de mais de 2000 visitantes.

Procurou-se também fazer da bienal um grande fórum, expandido o campo do design, miscigenando-o com outras disciplinas, cruzando o conhecimento histórico com visões futurológicas e convocando alguns dos mais instigantes nomes no campo do design, da arquitetura e do pensamento crítico. Foram organizadas 25 conferências/apresentações e testados novos formatos de conferência: desde o modelo de unconference à conferência performativa ou ao jantar performativo.

Este evento não poderia ter lugar sem um território pensante, sem uma aposta intermunicipal e uma estratégia pública para o design. A Biennale fez-se no território e com o território, activando 37 espaços do Porto e Matosinhos, esbatendo as diferenças entre os concelhos metropolitanos.
Na cerimónia de encerramento — que teve lugar no passado dia 8 de dezembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos — os autarcas dos municípios promotores – Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, e Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos – anunciaram que a próxima edição será apresentada em março de 2020.

Para os autarcas é unânime que a estreia da Porto Design Biennale conquistou um novo estatuto para o design. Os municípios mantêm por isso a aposta na disciplina como elemento distintivo destas cidades, valorizado pelos sectores empresarial e político numa perspetiva transversal que vai da cultura à economia.

A próxima edição da Porto Design Biennale terá lugar em 2021.

portodesignbiennale.pt

Agenda
Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,976,881