"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

«sustentabilidade», «violência [doméstica]» e «desinformação» lideram a votação para PALAVRA DO ANO 2019

As candidatas estão disponíveis no site www.palavradoano.pt e a eleição decorre até ao final de dezembro.


Duas semanas depois do arranque da votação para a PALAVRA DO ANO ® 2019, verifica-se haver três a quatro fortes candidatas junto dos portugueses. Neste momento, a eleição é liderada por «sustentabilidade», secundada pelos vocábulos «violência [doméstica]» e «desinformação», praticamente empatadas, estando «jerricã» a curta distância.

Num breve olhar sobre este alinhamento, percebe-se que a preocupação quanto à necessidade de encontrar soluções para uma sociedade mais sustentável estará no topo das prioridades das pessoas. Do mesmo modo, a consciência em relação ao grave problema social da violência doméstica, bem como o debate sobre a questão da desinformação, justificarão as escolhas por parte dos votantes.

Neste momento, na classificação das 10 candidatas, encontram-se, a seguir de «jerricã» e por número de votos, os vocábulos «nepotismo», «trotinete», «seca», «influenciador», «lítio» e «multipartidarismo».

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO ® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt .

Esta iniciativa vem sublinhar o poder das palavras ao refletir o quotidiano da nossa sociedade em cada ano: os factos, os hábitos, os acontecimentos, as preocupações coletivas. De ressalvar que em 2018 foi eleita a palavra «enfermeiro», com 37,8% dos 226 mil votos validados, seguida de «professor». Recuando nas dez edições anteriores, as palavras escolhidas recordam-nos o que influenciou o nosso quotidiano ao longo dos anos: «esmiuçar» (2009), «vuvuzela» (2010), «austeridade» (2011), «entroikado» (2012), «bombeiro» (2013), «corrupção» (2014), «refugiado» (2015), «geringonça» (2016) e «incêndios» (2017).

Até ao fim do ano, os portugueses poderão votar no seu vocábulo preferido através do site www.palavradoano.pt . A PALAVRA DO ANO ® 2019 será anunciada nos primeiros dias de janeiro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,932,571