"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Edifício dos Leões abre ao público e arranca com "Lar Doce Lar" de Joana Vasconcelos

O Santander transformou o emblemático edifício sede de origem pombalina num espaço cultural que acolherá obras de arte muito relevantes do seu espólio, bem como exposições temporárias. A história do banco também fica bem patente à medida que a visita se desenrola.

Fotografia: Paulo Alexandre Coelho Fotografia: Paulo Alexandre Coelho Fotografia: Paulo Alexandre Coelho Fotografia: Paulo Alexandre Coelho Fotografia: Paulo Alexandre Coelho Fotografia: Paulo Alexandre Coelho Fotografia: Paulo Alexandre Coelho


O novo espaço conta na abertura com a artista plástica Joana Vasconcelos que, durante os próximos meses e através de algumas das suas peças, dará corpo à exposição «Lar Doce Lar». A mostra atravessa os três pisos do edifício como se de uma casa se tratasse.

São 16 peças, como o sapato Cinderela (2007), o sofá Brise (2001), o chuveiro Mãe d’ Água (2019), o Piano Dentelle #3 (2016), e o candeeiro Carmen (2001), que estarão expostas.

Do espólio Santander estarão expostos quadros de alguns dos nomes mais importantes da história da pintura portuguesa e que marcaram o início do século XX. Um total de 70 obras de arte estará em exibição, destacando-se quadros de José Malhoa, Vieira da Silva, Silva Porto, Souza Pinto, Almada Negreiros, Arpad Szenes, Menez e Júlio Pomar, entre outros.

Durante a visita ao edifício pode encontrar-se, em vários espaços diferentes, a história do banco ao longo dos anos. Os vários gabinetes existentes terão em exposição móveis de época restaurados, pertences pessoais e exibição de utensílios relacionados com a banca. Foi também recriado um balcão do banco com toda a envolvente da atividade bancária, sendo possível ouvir alguns diálogos da época no contato com o responsável da agência.

“A transformação do edifício do Santander num espaço cultural é mais um contributo para a revitalização da Baixa lisboeta e constitui a devolução à cidade de um imóvel emblemático e carregado de história, onde cabem também valores importantes para nós, como a solidez – que nos acompanha desde sempre - e a confiança – que sentimos diariamente na relação que temos com todos os nossos stakeholders”, afirmou Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander em Portugal.

A visita ao Edifício dos Leões, cujo logo foi desenvolvido pela agência Kiss, pode ser feita ao sábado e domingo das 12h às 20h e de terça-feira a sexta-feira das 12h às 19h. O Edifício estará encerrado aos feriados. A entrada tem um custo de 8€.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,155,375