"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Registo em CD revela Música de Câmara de Joly Braga Santos

A música mais intimista do maior sinfonista português de sempre começa agora a ser editada em CD.


Interpretação:
 Quarteto Lopes-Graça, com Leonor Braga Santos e Irene Lima
Edição: Musicamera & Toccata Classics

Depois da recolha da Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos por ocasião do 30º aniversário da morte do compositor, a Musicamera Produções tem o prazer de apresentar em disco o primeiro volume do repertório de Música de Câmara instrumental do grande sinfonista português e uma das figuras mais importantes da cultura portuguesa do séc. XX.

Este é um documento essencial para continuar a descobrir a extensa e incontornável obra do autor que o musicólgo João de Freitas Branco definiu como "o inverso do artista que se dirige apenas a minorias privilegiadas. Ele queria que muitas pessoas viessem a usufruir da sua arte". Joly Braga Santos, eleito pela UNESCO como um dos dez melhores compositores da música contemporânea do séc. XX, construiu um legado imenso a partir da inspiração que buscou na tradição portuguesa - já que o contexto de guerra mundial o impediu de um contacto mais próximo com a cultura musical europeia.

Com edição da Toccata Classics, JOLY BRAGA SANTOS - Complete Chamber Music, Volume One tem a interpretação do Quarteto Lopes-Graça, acompanhado de Leonor Braga Santos e Irene Lima. Este é o primeiro dos registos em CD do projeto da Musicamera Produções que teve estreia em 2017, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os quatro concertos que compõem a "Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos" seguiram depois para uma digressão que se estendeu por todo o país. Neste primeiro volume, de um total de três, pode encontrar-se o Quarteto de Cordas No. 1 em D menor, Op. 4, o Quarteto de Cordas No. 2, Op. 27 e o Sexteto de Cordas, Op. 65.

À venda nas plataformas digitais e na Loja Chiado - Companhia Nacional de Música.

ALINHAMENTO 
JOLY BRAGA SANTOS Complete Chamber Music, Vol.I

Quarteto de Cordas No. 1 em D menor, Op. 4 (1945)
I Allegro moderato
II Allegro con fuoco
III Andante tranquillo
IV Allegro molto energico ed appassionato

Quarteto de Cordas No. 2, Op. 27 (1957)
I Largo – Allegro moderato
II Adagio molto – Andante con moto
III Largo – Allegro molto vivace

Sexteto de Cordas, Op. 65 (1986)
I Molto largo
II Allegro ben marcato, ma non troppo
III Andante – Allegro

SOBRE JOLY BRAGA SANTOS
Joly Braga Santos (1924-1988) é considerado um dos compositores portugueses mais importantes. Estudou violino e composição no Conservatório Nacional. Foi aluno de Luis de Freitas Branco, outro relevante compositor português e estudou também em Itália, com Hermann Scherchen, Antonino Votto e Virgilio Mortari. A direcção de orquestra, a composição e a crítica musical fizeram parte da intensa atividade que desenvolveu ao longo da vida. Foi também membro fundador da Juventude Musical Portuguesa e professor no Conservatório Nacional de Lisboa.

SOBRE QUARTETO LOPES-GRAÇA
Neste projeto, o Quarteto Lopes-Graça, composto por Luís Pacheco Cunha, violino; Maria José Laginha, violino; Isabel Pimentel, violeta e Catherine Strynckx, violoncelo, é acompanhado por Leonor Braga Santos, em violeta e Irene Lima, no violoncelo. O reconhecido quarteto de cordas, constituído por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas, professores da Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), formou-se em 2005 com o objetivo de dotar o Conservatório, à imagem de muitos dos seus congéneres no mundo, de um grupo de referência na área das cordas. Desde então, afirmou-se como agrupamento de referência na sua área, tendo editado vários CDs e atuado nas mais importantes salas e eventos musicais em Portugal e no estrangeiro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,890,749