"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cine-Teatro Louletano com novo recorde de público: Mais de 36 mil espetadores em 2019

O Cine-Teatro Louletano, equipamento cultural do Município de Loulé, registou mais de 36 mil espetadores em 2019, estabelecendo assim um novo recorde de público desde a sua reinauguração, após obras de requalificação, em fevereiro de 2011, e encetando também da melhor forma este novo ano em que comemora 90 anos de inquietação (1930-2020). 


Em rigor, foram 36649 as pessoas que no ano transato aderiram à programação artística deste espaço (com 310 lugares) que se tem vindo a afirmar a uma escala inclusive suprarregional pela sua intervenção diferenciadora, consistente e ousada, o que representa um aumento significativo em relação a 2018, quando a estatística registou 30393 espetadores.

Este visível incremento da adesão de público (proveniente do Algarve e não só; e quer de portugueses, quer da comunidade estrangeira residente e de turistas) à agenda do Cine-Teatro – que tem sido gradual e crescente desde 2011 como os números demonstram – é o reflexo de uma estratégia cultural mais vasta que o Município de Loulé, enquanto serviço público, tem vindo a desenvolver, em várias frentes, no sul do país e que se consubstancia não só na oferta de reconhecida qualidade que os seus diversos equipamentos apresentam (a Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen e seus polos, o Arquivo Municipal, o Museu Municipal e as galerias de arte, o CECAL, etc.), mas também em vários projetos e dinâmicas estruturantes e ambiciosos que estão a ser desenvolvidos de uma forma transversal e descentralizada no território, em estreita articulação com a população (como por exemplo o Geoparque Algarvensis, em colaboração com os municípios de Albufeira e Silves e com a Universidade do Algarve; o Quarteirão Cultural de Loulé; o projeto Loulé Criativo e suas diversas valências; a Human XXI – Bienal do Humanismo de Loulé; e o Centro de Educação e Cultura de Quarteira), como ainda numa plêiade de eventos-âncora, em contexto outdoor, de referência e prestígio nacionais e internacionais (Festival MED, Carnaval, Noite Branca, Festa da Mãe Soberana, entre outros), na qual a Autarquia tem apostado de uma forma entusiástica, refletida e sustentada.

Numa análise mais detalhada em termos de distribuição por áreas artísticas, no Cine-Teatro, em 2019, a Música teve 17705 espetadores, ao passo que as propostas na área do Teatro alcançaram 11703 pessoas (houve neste universo um aumento considerável a ressaltar), sendo que a Dança registou 3331 espetadores e o Cinema 827. A programação ligada às dimensões do Pensamento, Formação e Debate abrangeu um total de 3083 pessoas.

Em 2020 o Cine-Teatro Louletano celebra o seu nonagésimo aniversário (fundado a 19 de abril de 1930 pela Sociedade Teatral Louletana), num percurso recheado de inquietação criativa. A par de uma renovada imagem (a nível do logotipo e do layout dos seus materiais de comunicação), já estão a ser anunciados nas redes sociais os principais destaques da sua programação artística para a temporada que decorre entre janeiro e julho. Mais uma vez, há uma forte aposta numa oferta exigente, eclética e diferenciadora, que tem vindo a posicionar este equipamento como uma referência cultural a ter em conta na zona sul do país. Continuando a contemplar as áreas da Música, Teatro, Dança e do Multidisciplinar, em 2020 o Cine-Teatro dará especial atenção às vertentes da Formação, Pensamento e Debate com vários ciclos e formatos, bem como ao estímulo e envolvimento do tecido artístico local/regional e da comunidade escolar, privilegiando mais uma vez as encomendas e as coproduções, também aqui com a inclusão de diversos artistas e companhias de renome nacional.

A nova temporada do Cine-Teatro traz consigo, como uma das principais novidades, a introdução de um novo vetor na matriz da sua programação regular: a dimensão inclusiva ao nível da dança contemporânea, iniciando-se uma colaboração de continuidade com o prestigiado Grupo Dançando com a Diferença, sediado na Madeira. Esta aposta vem juntar-se assim aos três eixos programáticos que este equipamento cultural louletano tem vindo a consolidar nos últimos anos: as encomendas musicais juntando artistas do Algarve com reconhecidas figuras nacionais; a Arte para a Infância, com especial destaque para a sua vertente formativa; e os diálogos experimentais entre música instrumental e imagem, a par das novas abordagens exploratórias à arte sonora (de que o festival Som Riscado é o exemplo maior).

Para mais informações os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – ou o seu renovado website, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano).

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,903,462