"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cineteatro Louletano: 90 anos com programação artística diferenciadora

No próximo dia 14 de janeiro, pelas 18h00, o Cineteatro Louletano apresenta publicamente, na Aderita Artistic Space Gallery, em Vale do Lobo (Almancil), a programação artística da sua próxima temporada (meses de janeiro a julho), bem como a sua renovada identidade visual e o livro com programa, também este num formato novo. 


Ao desenho da programação artística não foi indiferente o facto de esta estrutura cultural da Autarquia louletana comemorar este ano os seus 90 anos de existência (1930-2020).

O evento, que contará com a presença de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, reserva muitas novidades no que à Música, Dança, Teatro, Cinema, Pensamento e formatos multidisciplinares diz respeito.

O Cineteatro Louletano permanece atento aos grandes temas da atualidade e a programação continua implicada com as diversas inquietações que atravessam o quotidiano contemporâneo. Assim, nesse sentido, em 2020 é apresentado um ciclo – que perpassa todo o ano e se prolongará por 2021 - que integra várias peças questionadoras (das quais o Cineteatro é coprodutor, todas em estreia no Sul), pela mão de reconhecidos criadores nacionais. Por outro lado, continua a privilegiar-se o estímulo e envolvimento dos e entre os artistas, apostando nos talentos do Algarve que, com qualidade e consistência, têm vindo a afirmar-se dentro e fora da região.

A nova temporada do Cineteatro traz consigo também a introdução de um novo vetor estratégico na programação: a Dança Inclusiva.

Trata-se de uma prioridade temática que vem juntar-se assim aos três eixos programáticos que têm vindo a ser consolidados nos últimos anos na agenda daquele equipamento: as encomendas musicais juntando artistas do Algarve com reconhecidas figuras nacionais; a Arte para a Infância, nomeadamente a sua vertente formativa; e os diálogos experimentais entre música instrumental e imagem, a par das novas abordagens exploratórias à arte sonora, de que o festival Som Riscado – único no seu conceito artístico no sul do país – é o exemplo maior.

Depois de um ano em que o Cineteatro registou um novo e expressivo incremento de público, com um novo recorde que atinge os quase 37 mil espectadores, é um desafio enorme programar para 2020, mantendo sempre em vista critérios de qualidade, diversidade e originalidade que têm posicionado este equipamento como uma referência cultural a sul do país, e que o público de vários quadrantes, perfis e proveniências tem seguido com inquietação e entusiasmo.

Sociedade civil, entidades públicas e privadas, diferentes agentes do setor, jornalistas, estão todos convidados para assistir a este evento que contará com apontamentos musicais do Quarteto da Orquestra de Jazz do Algarve e, ainda, um beberete.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – ou o seu renovado website, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano), existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Aderita Artistic Space Gallery
Vale do Lobo
Av. Do Mar 353, 8135-034 Almancil
Tel.91 218 68 68

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,103,190