"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A infância da arte / A arte da infância"

A 3ª edição de um livro de apoio à Educação Artística no campo da Arte, da Pedagogia e da Cultura, dirige-se a educadores, professores, pais, estudantes e público em geral, numa perspetiva psicopedagógica.


Numa perspetiva psicopedagógica, o livro de Dalila d'Alte Rodrigues privilegia a arte de imaginação criativa, estabelecendo analogias formais, e cromáticas e simbólicas entre a criança, o “primitivo”, o naif, a arte psicopatológica e o artista contemporâneo. Realça a importância da formação inicial na origem da personalidade humana, salientando o respeito pela autenticidade da expressão livre e criativa.

Por muito rudimentar que seja, a expressão livre, revela um grau de autenticidade que supera a mais hábil e inteligente cópia.
~ Arno Stern

Nesta perspetiva, sublinha a importância do conhecimento psicológico e da sensibilização estética por parte dos professores nos vários graus de Ensino.

Contrariando formas convencionais e ultrapassadas de representação, propõe o contacto com a arte contemporânea e a descoberta de novas linguagens, através técnicas desbloqueadoras, que estimulam a criatividade e proporcionam a autoestima. Salienta o entendimento da obra de arte entre o consciente e o inconsciente, a razão e o instinto, o real e o imaginário, o objetivo e o subjetivo, o visível e o invisível, o conhecido e o desconhecido; o inesperado, o que só existe e surpreende através da Arte.

A Arte inquieta, fascina, inspira sentimentos elevados de Amor, Liberdade e Poesia. Não se contenta com o mero exibicionismo de técnicas ou habilidades, de fácil efeito e aplauso. Numa perspetiva construtiva e psicopedagógica, a autora propõe uma atitude dialogante, capaz de proporcionar o confronto de ideias divergentes, em favor de uma mais profunda conceção da arte e da vida, nos seus múltiplos aspetos.

No âmbito da Educação Artística/Artes Plásticas, este livro dirige-se aos pais, educadores, professores de todos os graus de Ensino, estudantes de Artes e público em geral.

Profusamente ilustrado a cores e de fácil leitura, o livro mostra, numa perspetiva psicopedagógica, uma seleção da Arte Portuguesa e Internacional, onde as imagens acompanham a par e passo o texto.

"O livro de Dalila d'Alte Rodrigues é de grande qualidade e interesse. A autora percorre, com sensibilidade e inteligência, a história da criação artística a longo dos séculos, relacionando-a com as temáticas da infância e da Educação. O diálogo entre "A infância da arte" e "A arte da infância" é ilustrado pelo título, dando origem a uma obra fundamental para o conhecimento artístico e para o trabalho de educadores e de professores, desde Jardim-de-infância até ao ensino superior. Durante a sua leitura muitas vezes me recordei de Virgílio Ferreira: "No imaginário é que é tudo e o real é uma procura para se encontrar com ele". Dalila d'Alte Rodrigues leva-nos pelos caminhos da fantasia e da imaginação, pela espontaneidade e pelo rigor da criação, sugerindo novas ideias e interpretações sobre as relações entre a arte e a infância. Com excelente apresentação gráfica, esta obra de divulgação e de apoio à formação, merece ser reconhecida como um trabalho de referência no campo da arte, da pedagogia e da cultura."
12 de fevereiro de 2013, António Sampaio da Nóvoa [Reitor da Universidade de Lisboa] - Doutor em Ciências da Educação, hoje Embaixador de Portugal na UNESCO)

"A infância da arte / A arte da infância" encontra-se à venda nas livrarias Portuguesas: Almedina, Bulhosa, Bertrand, Barata, Lello, FNAC e Wook / Internet.
Livro representado na Biblioteca Gulbenkian em Paris.
Editora: "Fundação Caixa Agrícola do Noroeste", Viana do Castelo, Portugal
Email: geral@fcan.pt 

O LIVRO APRESENTA UMA DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA EVOLUÇÃO GRÁFICA DA CRIANÇA EM ANALOGIA COM OUTROS CASOS DE AUTENTICIDADE EXPRESSIVA: A CRIANÇA, O NAIF, O PRIMITIVO, O "LOUCO" E O ARTISTA CONTEMPORÂNEO
Trata-se de um livro de apoio à Educação, no campo da Arte (História da Arte / Artes Plásticas), da Pedagogia e da Cultura. Dirige-se a Educadores, Professores e Estudantes de Artes, História da Arte, Artes Plásticas, numa perspetiva psicopedagógica.

Dalila d' Alte Rodrigues está disponível para programar Cursos ou Ações de Formação no âmbito da Educação Artística / Artes Plásticas e para a realização de workshops (teoria e prática), ações pontuais de formação, conferências ou ateliês, no âmbito da Educação Artística / Artes Plásticas.
E-mail: daliladalte@gmail.com





Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,536,745