"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A infância da arte / A arte da infância"

A 3ª edição de um livro de apoio à Educação Artística no campo da Arte, da Pedagogia e da Cultura, dirige-se a educadores, professores, pais, estudantes e público em geral, numa perspetiva psicopedagógica.


Numa perspetiva psicopedagógica, o livro de Dalila d'Alte Rodrigues privilegia a arte de imaginação criativa, estabelecendo analogias formais, e cromáticas e simbólicas entre a criança, o “primitivo”, o naif, a arte psicopatológica e o artista contemporâneo. Realça a importância da formação inicial na origem da personalidade humana, salientando o respeito pela autenticidade da expressão livre e criativa.

Por muito rudimentar que seja, a expressão livre, revela um grau de autenticidade que supera a mais hábil e inteligente cópia.
~ Arno Stern

Nesta perspetiva, sublinha a importância do conhecimento psicológico e da sensibilização estética por parte dos professores nos vários graus de Ensino.

Contrariando formas convencionais e ultrapassadas de representação, propõe o contacto com a arte contemporânea e a descoberta de novas linguagens, através técnicas desbloqueadoras, que estimulam a criatividade e proporcionam a autoestima. Salienta o entendimento da obra de arte entre o consciente e o inconsciente, a razão e o instinto, o real e o imaginário, o objetivo e o subjetivo, o visível e o invisível, o conhecido e o desconhecido; o inesperado, o que só existe e surpreende através da Arte.

A Arte inquieta, fascina, inspira sentimentos elevados de Amor, Liberdade e Poesia. Não se contenta com o mero exibicionismo de técnicas ou habilidades, de fácil efeito e aplauso. Numa perspetiva construtiva e psicopedagógica, a autora propõe uma atitude dialogante, capaz de proporcionar o confronto de ideias divergentes, em favor de uma mais profunda conceção da arte e da vida, nos seus múltiplos aspetos.

No âmbito da Educação Artística/Artes Plásticas, este livro dirige-se aos pais, educadores, professores de todos os graus de Ensino, estudantes de Artes e público em geral.

Profusamente ilustrado a cores e de fácil leitura, o livro mostra, numa perspetiva psicopedagógica, uma seleção da Arte Portuguesa e Internacional, onde as imagens acompanham a par e passo o texto.

"O livro de Dalila d'Alte Rodrigues é de grande qualidade e interesse. A autora percorre, com sensibilidade e inteligência, a história da criação artística a longo dos séculos, relacionando-a com as temáticas da infância e da Educação. O diálogo entre "A infância da arte" e "A arte da infância" é ilustrado pelo título, dando origem a uma obra fundamental para o conhecimento artístico e para o trabalho de educadores e de professores, desde Jardim-de-infância até ao ensino superior. Durante a sua leitura muitas vezes me recordei de Virgílio Ferreira: "No imaginário é que é tudo e o real é uma procura para se encontrar com ele". Dalila d'Alte Rodrigues leva-nos pelos caminhos da fantasia e da imaginação, pela espontaneidade e pelo rigor da criação, sugerindo novas ideias e interpretações sobre as relações entre a arte e a infância. Com excelente apresentação gráfica, esta obra de divulgação e de apoio à formação, merece ser reconhecida como um trabalho de referência no campo da arte, da pedagogia e da cultura."
12 de fevereiro de 2013, António Sampaio da Nóvoa [Reitor da Universidade de Lisboa] - Doutor em Ciências da Educação, hoje Embaixador de Portugal na UNESCO)

"A infância da arte / A arte da infância" encontra-se à venda nas livrarias Portuguesas: Almedina, Bulhosa, Bertrand, Barata, Lello, FNAC e Wook / Internet.
Livro representado na Biblioteca Gulbenkian em Paris.
Editora: "Fundação Caixa Agrícola do Noroeste", Viana do Castelo, Portugal
Email: geral@fcan.pt 

O LIVRO APRESENTA UMA DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA EVOLUÇÃO GRÁFICA DA CRIANÇA EM ANALOGIA COM OUTROS CASOS DE AUTENTICIDADE EXPRESSIVA: A CRIANÇA, O NAIF, O PRIMITIVO, O "LOUCO" E O ARTISTA CONTEMPORÂNEO
Trata-se de um livro de apoio à Educação, no campo da Arte (História da Arte / Artes Plásticas), da Pedagogia e da Cultura. Dirige-se a Educadores, Professores e Estudantes de Artes, História da Arte, Artes Plásticas, numa perspetiva psicopedagógica.

Dalila d' Alte Rodrigues está disponível para programar Cursos ou Ações de Formação no âmbito da Educação Artística / Artes Plásticas e para a realização de workshops (teoria e prática), ações pontuais de formação, conferências ou ateliês, no âmbito da Educação Artística / Artes Plásticas.
E-mail: daliladalte@gmail.com





Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,128