"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jardim Zoológico apela a um grito pela conservação da fauna e flora australiana

Ao longo dos últimos meses, a Austrália foi atingida por um conjunto de fogos devastadores. As projeções são alarmantes e indicam um elevado número de animais mortos e feridos.

Um grito pelos Koalas

 

Os incêndios no norte de Nova Gales do Sul, no Parque Nacional de Blue Mountains, uma área classificada como património mundial, e no Parque Nacional de Wollemi, traduzem-se em perdas incalculáveis de vida selvagem. Através do seu Fundo de Conservação o Jardim Zoológico reforça o seu apoio pela proteção da flora e fauna australiana, promovendo ainda uma angariação de fundos para o efeito.

É ainda importante reforçar o papel fundamental das instituições zoológicas na constituição de grupos geneticamente saudáveis para reforçar as populações selvagens, sempre que necessário.

Desde 1991, que o Jardim Zoológico participa no programa de conservação in situ de Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA). No decorrer desta catástrofe, o apoio do Zoo foi reforçado e o contacto permanente com o Dr. Bill Ellis e a Dra. Kellie Leigh, biólogos de campo financiados pelo programa, tem permitido aferir acerca da dimensão da problemática, assim como quais as necessidades mais urgentes para o resgate dos animais.

A perda devastadora de vida selvagem tem levado os investigadores a tomar medidas extremas e sem precedentes. Numa altura em que as chamas ameaçavam o Parque Nacionalde Blue Mountains, uma área classificada como património mundial e que encerra em si uma das mais importantes populações de Koalas pela elevada diversidade genética, uma equipa de investigadores, em conjunto com o Serviço Nacional de Parques e Vida Selvagem (NPWS), organizou uma missão de resgate a curto prazo. Foram enviadas equipas de batedores para a frente dos incêndios de forma a localizar os Koalas, através dos colares com transmissores colocados no âmbito do programa de conservação, e uma equipa de escalada para capturar os animais que se abrigavam dos incêndios no topo das árvores. Após a captura, o estado de saúde dos animais foi avaliado e foram posteriormente levados para Sydney, para o Hospital de Vida Selvagem de Taronga que, com o apoio do Zoo de Taronga, se responsabilizou por manter os animais em segurança até que possam ser reintroduzidos.

Em comunicado, o Zoo de San Diego reforça a necessidade de angariar uma grande quantidade de fundos para ações de resgate como esta. Para além da captura dos animais, são necessários apoios para a sua alimentação, transporte e posterior libertação, assim que seja seguro. Aquando da libertação, deverá ainda ser desenvolvido um trabalho de monitorização dos animais para garantir uma boa readaptação a um habitat com dinâmicas francamente alteradas.

Através do seu Fundo de Conservação o Jardim Zoológico vai contribuir para o resgate e recuperação da flora e fauna australiana em parceria com o Zoo de San Diego. Para além deste apoio, de janeiro a março, o Jardim Zoológico vai disponibilizar mealheiros no interior do parque para que os visitantes possam também contribuir. O dinheiro recolhido nos mealheiros irá reverter integralmente para esta missão.

Junte-se a esta causa e participe no resgate e recuperação da fauna e flora australiana, numa campanha onde o koala é a espécie bandeira, representando a conservação de toda a vida selvagem australiana que habita no seu território. 

 

Visite www.zoo.pt.

 


 

Sobre o Jardim Zoológico:

A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim

Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2020 celebra 136 anos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,890,433