"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A história de um amor proibido entre uma mulher e um grande escritor. Verdade ou ficção?

Encontros e desencontros, amizade e rivalidade, amores e paixões. São estes os caminhos traçados em Os Relâmpagos Gostam de Oliveiras, romancede estreia de Rosinda Diogo Carvalho.


Um romance vibrante, na fronteira entre a realidade e a ficção, que conta a história de uma mulher que se apaixona por um grande escritor.  

Nas páginas de Os Relâmpagos Gostam de Oliveiras, a autora, Rosinda Diogo Carvalho, convida-nos a acompanhar uma viagem à cabeça e ao coração de uma mulher cosmopolita e independente, que decide trocar o hábito citadino por uma bucólica paisagem de um vale.  Neste novo paradigma, a protagonista, Maria Clara, será confrontada com caminhos sociais e emocionais desconhecidos e arriscados, que irão mudar a sua vida.

Dos homens que marcam o seu percurso, destaque para um grande escritor: o sedutor, narcísico e perturbador Álvaro de Castro. Uma paixão proibida que nasceu de uma troca de correspondência.

Das mulheres que a rodeiam, destaque para duas, que protagonizam uma teia de partilha, confronto e rivalidade que vai transformar e transfigurar Maria Clara.

Neste quadro de amores, paixões e ódios, somos desafiados a perceber se afinal esta é uma obra autobiográfica ou se o véu da ficção nos toldou a percepção da realidade. Certo é que esta é uma emocionante história que nos mostra que nunca é tarde para começar de novo.

O livro pode ser adquirido através da loja online da Guerra e Paz, Editores.

Sinopse

Esta é uma viagem à cabeça e ao coração de uma mulher, num romance intensamente feminino. Maria Clara, uma mulher citadina e independente, desafia e desafia-se por caminhos sociais e emocionais desconhecidos e arriscados. Um romance de homens e mulheres. Os homens: três deles marcam a sua vida, em particular um grande escritor, sedutor, narcísico, perturbador. Realidade ou ficção? As mulheres: Maria Clara cria com duas delas uma teia de partilha, confronto e rivalidade que a vai transformar e transfigurar. Apesar das incríveis semelhanças com a realidade, serão estas personagens pura ficção? Nunca é tarde para começar de novo. Um romance vibrante – talvez autobiográfico, talvez muito autobiográfico –, uma história de encontros e desencontros, amores e paixões. 

Autora

Rosinda Diogo Carvalho nasceu na década de 50, numa aldeia recôndita do Ribatejo. Com apenas um ano, filha única, foi viver para Lisboa com os pais, onde ainda mora. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a complexidade da condição humana esteve sempre no vértice dos seus interesses. Embora tenha desenvolvido a actividade profissional numa empresa financeira, manteve sempre a escrita e o teatro como actividades paralelas. Nos anos 80, fez o curso de Actores no Teatro da Comuna (método Stanislavski), ministrado por João Mota, e o curso de Teatro da Sociedade Guilherme Cossoul. Concluiu o curso de Escrita Criativa com Filipa Melo. Como actriz, trabalhou com personalidades como António Rama ou Silvina Pereira. Foi assistente de encenação, a convite de Natália Luiza, no Teatro Meridional. Apesar do acervo de poesia e prosa poética dentro da gaveta, Os Relâmpagos Gostam de Oliveiras é o primeiro livro que publica. Divorciada duas vezes, tem dois filhos. 

Os Relâmpagos Gostam de Oliveiras
Rosinda Diogo Carvalho
Ficção / Romance
248 páginas · 15x23 · 15,90 €
Nas livrarias a 21 de janeiro
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,544,365