"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

As divagações e epifanias de uma errante viagem a Itália

Uma sequência de quadros introspetivos sobrepõe-se ao itinerário de uma viagem a Itália, que ameaça converter-se em errância, com propensão para a fuga e para a busca, para o compromisso e para a rejeição.


Assim é O Último Verão, romance de estreia de A. Ferreira de Silva. Um relato de primeira pessoa narrado na terceira, que chega às livrarias de todo o país. 

Este não é um romance condenado à linearidade e à convencionalidade. Em O Último Verão, A. Ferreira da Silva, com provas dadas na tradução e na poesia, arrisca-se pela primeira vez no domínio da prosa ficcional, com uma narrativa densa e complexa.

Durante uma viagem a Itália, com especial incidência nas cidades de Florença e Ferrara, o protagonista depara-se com uma série de divagações e epifanias que se alinham numa perspetiva ilusoriamente terminal, mas que se acham ainda em processo integrativo.

A história constrói-se a partir de uma sequência de quadros introspetivos, que vão conduzindo o homem por labirintos, quer na dimensão física, quer na dimensão psíquica. E impõe-se a urgência de decidir se os pontos de referência que pautam o percurso, compostos por pessoas, lugares, impressões e memórias, constituem etapas de progressão ou becos sem saída.

O livro pode ser adquirido através da loja online da Guerra e Paz, Editores.

A. Ferreira da Silva 
Interessa-se, entre outras coisas, por ambas as modalidades a que o convívio com a literatura se presta: a criativa e a teórica. As linhas de investigação académica que tem vindo a privilegiar versam mormente sobre as literaturas ibéricas dos séculos XV a XVII, fontes também de inopinada inspiração.

Em 2017, concluiu o doutoramento em Estudos Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dedica-se igualmente à tradução, tendo obtido uma menção honrosa no âmbito do Prémio Vasco Graça Moura 2017, pela sua versão portuguesa das Rimas de Guido Cavalcanti. Em 2019 estreou-se na poesia, com os títulos O Novo Paladino e Cancioneiro de D. Luís Gonzaga. O Último Verão representa a sua primeira iniciativa (e o seu primeiro risco) no domínio da prosa ficcional.

O Último Verão
Ficção / Romance
120 páginas · 15x23 · 13,90 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,665