"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Proença-a-Nova aposta nos passeios pedestres para seduzir visitantes

Este município do distrito de Castelo Branco afirma que o número de participantes tem vindo a crescer.

Para 2020, há passeios garantidos pelas belezas naturais de Proença-a-Nova_CM Proença-a-Nova Aldeia da Pedreira, Trilho de praia_CM Proença-a-Nova Passeio pelo Rio Ocreza_CM Proença-a-Nova Grande Rota da Cortiçada_CM Proença-a-Nova Praia Malhadal_CM Proença-a-Nova Praia Fluvial de Aldeia Ruiva_ Nuno Ferreira Santos Os passeios complementam os percursos de pequena rota_CM Proença-a-Nova


Os passeios pedestres estão a afirmar-se cada vez mais como produtos turísticos em Proença-a-Nova. “Quase 1500 pessoas percorreram um total de 115,5 quilómetros nos passeios pedestres mensais organizados pelo município de Proença-a-Nova durante o ano de 2019. Este número representa uma média de 122 pedestrianistas por passeio”, sintetiza, em comunicado, a autarquia.

O que registou mais participantes foi o “NaTal Rota Gourmet”, o passeio temático do mês de dezembro, que contou com 250 participantes, na sua maioria oriundos de fora do concelho.

“Além do percurso, [o passeio] destaca também a gastronomia natalícia, tal como acontece na generalidade dos passeios mensais, uma prova de sustentação desta atividade como produto turístico”, lê-se na nota.

Este município do distrito de Castelo Branco sublinha que, de ano para ano, o número de participantes tem vindo a crescer, apesar de, em 2018, se ter registado um número superior (1670).

Contudo, adianta que este número foi atingido devido à comemoração do passeio 150, que contou com mais de 600 participantes, sendo o número de inscritos nos restantes meses menor em relação a 2019.

“Os passeios pedestres voltam a marcar a agenda de eventos de 2020, sendo uma das iniciativas mensais que mais tem crescido desde a sua criação há 16 anos, um produto turístico que complementa os percursos de pequena rota existentes (...), um atrativo para quem participa e motivo acrescido para que mais pessoas se deixem encantar pelo território de Proença-a-Nova”, sustenta.

Desde há 16 anos que os passeios pedestres em Proença-a-Nova já percorreram perto de 1.600 quilómetros no concelho, descobrindo recantos da paisagem natural e a autenticidade gastronómica. 

Passeios em 2020

19 de janeiro: Fórneas
16 de fevereiro: Atalaia
13 de março: Vale D´Urso "Nos trilhos das bruxas e dos lobisomens"
19 de abril: Herdade
24 de maio : Montes da Senhora  "Montes de Cereja"
21 de junho: Catraia
19 de julho: São Pedro de Moel (este fora do concelho, "A ver o Mar")
20 de setembro: Malhadal
18 de outubro: Caniçal
22 de novembro: Murteirinha
20 de dezembro: Natal Rota Gourmet

Inscrições e informações: no posto de turismo (939 623 269) e no site da autarquia. O passeio custa 10 euros e "inclui seguro e reforço alimentar". 


por Fugas e Público | 14 de janeiro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Visitas
50,741,966
>