"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Visitas Temáticas @ Museu Arqueológico do Carmo

De janeiro a maio, um sábado por mês, é possível descobrir as várias histórias da coleção do Museu Arqueológico do Carmo.


Cada visita tem um tema. Cada tema é abordado de forma descontraída em dois momentos: num primeiro com uma conversa à volta das peças, e num segundo com uma conversa à volta de imagens.


25 janeiro
E "QUASE TUDO A GUERRA LEVOU"
O que somos sem a nossa cultura? E sem o nosso património? Seriamos iguais? E que significado pode ter o acto de destruição do Património? Será que não existimos sem cultura? Juntem-se a nós e venham conhecer um outro lado de algumas das nossas peças!

15 fevereiro
APAIXONEI-ME POR UMA... OBRA DE ARTE!
Será que nos podemos apaixonar por um objecto? Por um lugar? Por um museu? Nós acreditamos que sim! Nesta visita temos encontro marcado com a nossa colecção. Será na Pré-História que vão deixar o vosso cora-ção? Ou as borboletas no estômago aparecem assim que olham para uma obra medieval? Arrisquem e talvez se apaixonem como nós!

21 março
RITUAIS DE MORTE
Será que temos todos os mesmos rituais de morte? Será que precisamos de ter? Povos diferentes em alturas diferentes lidaram com estas questões de variadas formas. Para alguns é um começo para outros uma passagem... A partir da nossa colecção vamos descobrir como diferentes culturas podem ter diferentes rituais.

18 abril
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Quantos tipos de amor conhecem? Têm algum favorito? E do que falamos quando falamos em Amor Platónico? Será o oposto de Romântico ou pelo contrário andam lado a lado como bons amigos de infância? E como demonstramos todos estes tipos de Amor? Deixem-se envolver e venham descobrir que no nosso Museu “amores há muitos

23 maio
AMOR SEM FRONTEIRAS
No mês em que todos nos portamos melhor vamos pensar no Amor romântico, vamos descobrir a lenda mais famosa de Portugal, vamos ouvir as histórias de homens e mulheres que viveram a frente da sua época, vamos imaginar os hábitos desta altura, as roupas que vestiam e as profissões que tinham e levar tudo para o teatro. Nada tem mais sucesso do que as histórias de amor!

 

Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
Duração: 1h

Marcação prévia: Envie um e-mail para servicoeducativo@arqueologos.pt indicando o seu nome, telefone, a atividade em qual gostaria de se inscrever.

M/16 anos

2 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
47,587,219
>