"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A Igreja de São Cristóvão em Lisboa

O livro A Igreja de São Cristóvão em Lisboa, uma iniciativa integrada no projeto Arte por São Cristóvão que tem como objetivo angariar apoios para a recuperação da igreja e do seu património artístico tem o custo de 18€ + portes de envio.


A história da Igreja de São Cristóvão, na Mouraria, é anterior à conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques. Sofreu alterações ao longo dos séculos e, na sua feição atual, é uma das poucas que sobreviveu praticamente intacta ao grande Terramoto de 1755.

Exemplo raro do proto barroco em Lisboa, conserva o programa pictórico original, da autoria do pintor régio Bento Coelho da Silveira, e um valioso conjunto de talha dourada e estatuária.

O livro que agora se edita reúne textos de historiadores e historiadores de arte, especialistas na área da pintura, escultura, talha e genealogia, como Vítor Serrão, Sandra Costa Saldanha, Paulo Campos Pinto, Margarida Almeida Bastos, Fernando Peixoto Lopes, Sílvia Ferreira e Inês Matoso. A publicação revela as mais recentes descobertas relacionadas com a Igreja, como a tampa de sepultura encontrada em 2016 no decurso de obras efetuadas no âmbito do projeto Arte por São Cristóvão, pertencente a um membro da família Miranda que ali tinha o seu panteão. Foram também localizadas, no decurso do trabalho de investigação, várias peças de escultura pertencentes à Igreja, deslocadas ao longo dos tempos, permitindo “refazer” o programa de imaginária do século XVII.

A publicação, editada pela Câmara Municipal de Lisboa, foi apresentada na Igreja de São Cristóvão, que prossegue o programa de reabilitação iniciado com o projeto vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa Arte por São Cristóvão. O livro ficará à venda na Igreja e as receitas revertem a favor deste programa de reabilitação.

Informações:
Igreja Paroquial de São Cristóvão e São Lourenço
927 549975 e info@arteporsaocristovao.org
http://www.arteporsaocristovao.org/ 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,137