"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O futuro num Mundo sem Trabalho

A Ideias de Ler publica Um Mundo sem Trabalho, do economista britânico Daniel Susskind. Um ensaio clarividente sobre uma revolução em andamento.


A transformação digital e os imparáveis avanços na automação e na inteligência artificial trazem à tona um dos medos mais profundos dos humanos: seremos prescindíveis? Qual é o papel dos humanos num mundo laboral cada vez menos dependente da sua intervenção direta? E qual será o verdadeiro preço desse avanço nas nossas vidas, individualmente e como sociedades?

Numa narrativa entusiasmante e repleta de exemplos curiosos – que vão desde a grande crise do estrume do século XIX às jogadas inesperadas do sistema AlphaGo – o autor percorre três grandes temas estruturais que fazem desta obra uma leitura imperdível.

Susskind revisita os medos catastrofistas da automação (por exemplo, o que levou o conselho municipal de Danzig a condenar à morte Anton Möller, em 1586, por ter inventado o tear de fitas) e verifica que as notícias da substituição total dos humanos no trabalho podem ter sido grandemente exageradas. Alertando para as mudanças de paradigma no modo como os sistemas de inteligência artificial aprendem, o autor expõe a sua convicção de uma revolução tecnológica que irá levar à implementação de um novo modelo laboral.

Porém, mais do que abordar os desafios tecnológicos, Daniel Susskind explica-nos como vai ser Um Mundo sem Trabalho e as mudanças estruturais necessárias para que as sociedades possam continuar a progredir, combatendo os efeitos adversos – como o aumento da desigualdade na distribuição da riqueza – e aproveitando da melhor forma os resultados da automação.

O autor de Um Mundo sem Trabalho é o keynote speaker do FEM 2020 – Fórum Educação e Mudança, que tem lugar no dia 1 de fevereiro, no Centro de Congressos de Lisboa. Este evento pretende afirmar-se como o mais importante e abrangente espaço de debate sobre o futuro da Educação e é promovido pela Porto Editora, pela Samsung e pela Vodafone, com o apoio de outros parceiros de relevo. A Transformação Digital é o tema global desta primeira edição.

SOBRE O LIVRO
Um Mundo sem Trabalho
As máquinas vão acabar com milhões de empregos, bem mais cedo do que imagina. Que impacto isso terá nas nossas vidas?
O progresso sempre criou nos humanos o receio de serem prescindíveis, e durante séculos esse medo revelou-se infundado. Daniel Susskind – conceituado economista e investigador de Oxford – defende que, desta vez, com o advento da inteligência artificial, a tecnologia vai mesmo mudar o mundo laboral e haverá cada vez menos emprego remunerado. Mas isso não terá de ser necessariamente mau. E se esse progresso nos trouxer uma vida livre da obrigação de trabalhar para receber um ordenado ao fim do mês, permitindo mais qualidade de vida e verdadeira liberdade pessoal?

Profundamente humano, inteligente e pragmático, Um Mundo sem Trabalho explora um tema que vai abalar as bases da nossa sociedade e da nossa economia, dando-nos pistas sobre a forma como podemos tirar o melhor partido da situação. 

Deveria ser leitura obrigatória para qualquer candidato presidencial que pense na economia do futuro.
Alana Semuels, The New York Times

Este é o livro a ler sobre o futuro do trabalho na era da inteligência artificial. Profundo e "state-of-the-art" nos impactos económicos deste assunto, no entanto, a sua real força é ir muito além do pensamento sobre a economia. Uma contribuição verdadeiramente importante.
Lawrence Summers, Economista-chefe do Banco Mundial entre 1991 e 1993

Susskind escreveu um livro fascinante sobre um tema de vital importância – e ele escreve-o com tanta elegância que o leitor nem percebe o quanto está a aprender. Original e cativante.
Tim Harford, autor de O Economista Disfarçado 

Daniel Susskind

É fellow in Economics no Colégio Balliol da Universidade de Oxford, onde desenvolve a atividade de professor e investigador. Foi também Kennedy Scholar na Universidade de Harvard. Tem-se dedicado ao estudo do impacto da tecnologia – em particular da inteligência artificial – no contexto laboral e na sociedade, sendo coautor do livro The Future of the Professions: How Technology Will Transform the Work of Human Experts. Trabalhou com o Governo Britânico como conselheiro político da Strategy Unit do primeiro-ministro, como analista de políticas na Policy Unit e analista político sénior no Cabinet Office. A sua TED Talk, acerca do futuro do mundo do trabalho, já foi vista mais de 1,5 milhões de vezes. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,839