"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Associação Yehudy Menuhin Portugal celebra 20 anos

A Associação Yehudy Menuhin Portugal celebrou os seus 20 anos de existência com um jantar que reuniu os colaboradores envolvidos nas atividades que têm-se realizado em diversos concelhos: Évora, Leiria, Lisboa, Matosinhos, Porto, Odemira, Oeiras e Vila Nova de Gaia.


A Associação Yehudi Menuhin Portugal desenvolve no nosso país um conjunto de atividades com dois objetivos essenciais. Por um lado cumprir e honrar a memória de um dos maiores génios da música do século XX e por outro apoiar o desenvolvimento educativo de crianças que se debatem com problemas de integração cultural e linguística e que em simultâneo pertencem a meios sócio económicos desfavorecidos.
Conheci o Maestro Menuhin durante a minha passagem pelo governo entre 1995 e 1999 e tive nesse período o privilégio de privar com um dos muito poucos verdadeiros génios que encontrei ao longo da minha vida. 
Yehudi Menuhin era uma figura ímpar e única cujo legado nós temos a obrigação de honrar. 
Todo o trabalho que vem sendo realizado pela nossa associação deve-se essencialmente aos professores e animadores que nas escolas e ao longo dos sucessivos anos letivos desenvolvem uma ação continuada de dinamização nas diferentes áreas de atuação do projeto MUS-E.
Os resultados alcançados têm excedido as nossas expectativas e portanto devemos orgulhar-nos do trabalho realizado durante estes primeiros vinte anos de existência da associação.
Este é assim um tempo de celebração mas ao mesmo tempo um momento para encarar o futuro com determinação para tentarmos fazer mais e melhor em prol daqueles que mais necessitam do contributo da Associação Yehudi Menuhin Portugal.

Eduardo Marçal Grilo
Presidente de Assembleia Geral da AYMP


MEMÓRIA DE YEHUDY MENUHIN

Ao assinalarmos o aniversário da Associação Yehudy Menuhin Portugal, importa antes do mais lembrarmos a memória de quem lançou este extraordinário projeto que procuramos pôr em prática em cada dia, fieis ao espírito de quem acreditou sinceramente na força das Artes  como fator de inclusão social, de promoção do sucesso educativo, de conhecimento, de solidariedade e de justiça. Temos na memória o dia em que, com Helena Vaz da Silva e Eduardo Marçal Grilo, na Escola número 1 de Algés, tudo verdadeiramente começou, nas imediações da Pedreira dos Húngaros. Perante a alegria dos alunos e dos seus educadores e professores, o Maestro Menuhin batia o compasso, com uma extraordinária felicidade espelhada no rosto e nos seus olhos. Mas a lembrança desse momento constitui uma grande responsabilidade para todos nós, uma vez que somos legatários de uma herança espiritual, de quem, sendo um génio, desde os tempos em que foi um prodígio, por todos saudado e reconhecido, não quis deixar-nos fisicamente sem nos pedir um compromisso, o de continuar a fazer das Artes um fator de melhor aprendizagem e de mais justiça. E assim neste momento, agradecemos a todos quantos tornaram possível este projeto, e exprimimos o mais vivo empenhamento na sua continuidade e no seu fortalecimento. Só assim poderemos ser dignos do compromisso que então assumimos perante um grande Mestre, que continua a ser um exemplo vivo da cultura de paz e da força fantástica da criação artística como modo de nos tornarmos melhores e mais humanos.

Guilherme d’Oliveira Martins 
Presidente da Direção da AYMP


Saiba mais em https://aymp.pt/
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,927,442