"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Concertos pedagógicos da OCS aproximam Música Clássica de milhares de crianças

Depois do sucesso das edições anteriores, os Concertos Pedagógicos alargam o território de ação, apresentam-se em novos palcos e chegam a cada vez mais alunos.


Em 2019 perto de dois milhares de crianças e jovens tiveram a oportunidade de marcar presença num espetáculo musical, de formato lúdico-pedagógico, que visa aproximar os mais novos da Música Clássica. Em 2020 os Concertos Pedagógicos regressam com maior assiduidade e apresentam-se em novos concelhos como Albufeira, Lagos e Tavira (Algarve) e em Évora e Serpa (Alentejo).

Com o intuito de dar a conhecer o trabalho de reconhecidos compositores, estes concertos têm como principal objetivo desmistificar a ideia formatada de que a música clássica é “aborrecida”, direcionada para adultos ou apenas acessível a uma “elite da sociedade”.

“A Música Clássica é para todos e para todas as idades”, declara Maria Cabral, Presidente da Orquestra Clássica do Sul e coordenadora do Departamento Educativo da Orquestra. “Os Concertos Pedagógicos, destinados ao público escolar, têm um caráter interativo entre o maestro, a orquestra e a audiência, e constituem oportunidades mutuamente enriquecedoras para as escolas envolvidas e para a própria Orquestra”, sublinha.

Para além dos concertos, o projeto do Ciclo Pedagógico da Orquestra Clássica do Sul engloba ainda Ações de Formação de Professores, destinadas a professores das escolas participantes neste ciclo de concertos e que têm como finalidade sensibilizar os professores para a integração da música clássica nos planos das atividades de aprendizagem; e as Residências Artísticas, workshops lecionados por um músico da Orquestra em contexto de sala de aula e que constituem uma excelente oportunidade para a fruição de experiências estético-culturais.

Os próximos Concertos Pedagógicos já estão agendados e acontecem no dia 4 de fevereiro em Lagos, no dia 5 novamente em Faro e no dia 11 de fevereiro é a vez dos alunos de Tavira usufruírem desta enriquecedora experiência musical.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,215