"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vhils inaugura primeira grande exposição individual nos Estados Unidos

Uma nova exposição individual do artista português Alexandre Farto, também conhecido como Vhils – Haze – abre as portas a 21 de fevereiro de 2020 no Cincinnati Contemporary Arts Center. 


Procurando estabelecer um diálogo subtil com o icónico edifício projetado pela reconhecida arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid, a exposição ocupa dois andares da instituição – uma das primeiras dedicadas à arte contemporânea nos EUA –, cativando o público com uma diversidade de obras, maioritariamente site-specific, materializadas em vários suportes, incluindo portas de madeira esculpidas, dioramas esculturais, peças de pequeno e grande formato com aglomerados de cartazes esculpidos à mão, instalações vídeo imersivas e composições de gesso cartonado esculpido, entre outras. Numa absoluta estreia mundial, Vhils também irá realizar uma das suas célebres obras com recurso a explosivos dentro de uma instituição artística. 

Reconhecido por interagir diretamente com a realidade tangível dos locais em que trabalha, Vhils irá criar algumas peças com materiais recolhidos nas ruas de Cincinnati. Tendo visitado os Estados Unidos pela primeira vez em 2008 para uma exposição coletiva em Nova Iorque, o artista entretanto já viajou e trabalhou extensivamente por todo o país, tendo deixado marca em vários Estados e cidades, incluindo Baltimore (2012), Chicago (2018), Detroit (2014), Fort Smith (2015), Honolulu (2014), Las Vegas (2013), Los Angeles (2010, 2011, 2014 e 2018), Miami (2011 e 2018), Filadélfia (2013) e San Diego (2010). Vhils vê com prazer o seu regresso a Cincinnati (Ohio), cidade que visitou pela primeira vez em abril de 2011, tendo ali deixado um dos seus icónicos murais em baixo-relevo numa parede na 301 West Fifth Street. Numa segunda visita, em outubro passado, criou um outro mural por ocasião do BLINK Cincinnati – Light-based Art Festival, no qual prestou homenagem ao abolicionista e político americano John Mercer Langston (1829 – 1897). 

Como tem sido habitual na sua prática corrente, com Haze o artista irá aproveitar a oportunidade para criar uma interação entre a realidade local e o contexto global mais amplo, como forma de refletir sobre a condição humana atual. 

Como explica o próprio Vhils: “Esta exposição pode ser vista como uma continuação direta – e, de certa forma, como o culminar – do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo da última década em vários locais na Europa, África, Ásia, Oceania e nas Américas, que tem explorado uma variedade de tópicos relacionados com a natureza dos nossos ambientes urbanos contemporâneos, o modelo dominante de desenvolvimento globalizado, e o seu impacto em contextos culturais e identidades pelo mundo fora. 

A exposição irá incluir diversas obras site-specific desenvolvidas como uma manta de retalhos a partir de uma ampla variedade de temas, pessoas e materiais provenientes de locais como Cincinnati, Miami, Los Angeles, Nova Iorque, Cidade do México, Bogotá, Rio de Janeiro, Lisboa, Paris, Londres, Hong Kong, Pequim, Xangai, Dakar, Joanesburgo, Sydney e outras cidades em que trabalhei. Esta justaposição intencional de materiais e temas espelha a interação entre elementos de várias culturas que observamos hoje nos grandes ambientes urbanos globalizados, e procura tanto confrontar quanto estabelecer um diálogo que explora as semelhanças e as diferenças entre eles.” 

Sobre Alexandre Farto aka Vhils
O artista português Alexandre Farto aka Vhils (n. 1987) tem desenvolvido uma linguagem visual singular com base na remoção das camadas superficiais de paredes e outros suportes através de ferramentas e técnicas não convencionais, estabelecendo reflexões simbólicas sobre a identidade, a relação de interdependência entre pessoas e o meio circundante, e a vida nas sociedades urbanas contemporâneas, assim como o impacto do desenvolvimento, da passagem do tempo e da transformação material. 

Tendo começado a interagir com o espaço urbano através da prática do graffiti no começo da década de 2000, Vhils tem sido aclamado como um dos mais inovadores artistas da sua geração. Os seus poéticos e comoventes retratos gravados em paredes delapidadas podem ser vistos a adornar paisagens urbanas pelo mundo fora. 

Com base na sua estética do vandalismo, Vhils destrói para criar – entalhando, cortando, perfurando e fazendo explodir através das camadas dos materiais. Porém, como um arqueólogo, Vhils remove de forma a expor, revelando a beleza que se encontra soterrada sob a superfície das coisas. 

Desde 2005, já apresentou o seu trabalho em mais de 30 países à volta do mundo em exposições individuais e coletivas, intervenções site-specific, eventos e projetos artísticos em contextos vários – de trabalhos comunitários em favelas no Rio de Janeiro a colaborações com reputadas instituições artísticas e museológicas como a Fundação EDP (Lisboa), o Centre Pompidou (Paris), o Barbican Centre (Londres), o CAFA Art Museum (Pequim), ou o Museum of Contemporary Art San Diego (San Diego), entre outras. Um ávido experimentalista, além da sua inovadora técnica de escultura em baixo-relevo – que forma a base do projecto “Scratching the Surface” –, Vhils tem desenvolvido a sua estética pessoal numa multiplicidade de suportes: da pintura com stencil à gravura em metal, de explosões pirotécnicas e vídeo a instalações esculturais. Também já realizou vários videoclipes, curtas metragens e duas produções de palco.

Vhils trabalha com várias galerias de renome, de onde se destacam a Galeria Vera Cortês (Portugal), a galeria Lazarides (Reino Unido), a galeria Danysz (França e China) e a galeria Over the Influence (Hong Kong e EUA). Encontra-se representado em diversas coleções públicas e privadas em vários países. 

www.vhils.com 

Sobre o CAC em Cincinnati
A missão do Contemporary Arts Center encontra-se enraizada na crença de que existe uma ligação estreita entre a arte e vida e que a arte contemporânea cria conexões. Desde 1939, o CAC – uma das instituições de arte contemporânea mais antigas e mais aclamadas dos EUA – tem sido um facilitador constante para essa conexão, assim como um veículo para a inovação. Hoje continua a ser um centro aberto para a inspiração criativa, celebração da arte, e a estimulação intelectual – um lugar de inspiração para novas ideias, onde a arte aproxima as pessoas umas às outras e ao resto do mundo.

Posicionada na vanguarda da arte contemporânea há décadas, o CAC é reconhecido em todo o mundo pela liberdade criativa e apoio que proporciona aos artistas, pelo acesso e oportunidades que oferece ao público, e pelo espaço que cria para o diálogo entre gerações e proveniências em torno de questões contemporâneas.

O CAC tem uma história longa e rica. Em 1940, foi um dos primeiros locais nos Estados Unidos a exibir o Guernica de Picasso; apresentou uma das primeiras exposições de Pop art em museus – com obras de futuros ícones como Jim Dine, Roy Lichtenstein e Andy Warhol; uma das primeiras grandes exposições do famoso escultor Dale Chihuly; e a primeira pesquisa museológica a destacar o movimento underground, DYI, street art com Beautiful Losers. Promoveu palestras e performances de futuros luminários como Buckminster Fuller, Margaret Meade, Maya Angelou e David Byrne; comissionou importantes instalações de arte pública; e impulsionou o discurso público sobre a arte contemporânea. 

A sua sede atual, o Lois and Richard Rosenthal Center for Contemporary Art, foi inaugurada em 2003. Foi o primeiro museu de arte dos EUA projetado por uma mulher, Zaha Hadid. Aclamado como “o mais importante edifício americano a ser concluído desde o final da guerra fria” pelo New York Times, o projecto valeu a Hadid o prestigiado Prémio Pritzker. 

www.contemporaryartscenter.org 

Informações úteis:
Haze —Alexandre Farto aka Vhils
Cincinnati Contemporary Arts Center Datas da exposição: 21 de fevereiro – 06 de julho 2020
Inauguração: 21 de fevereiro - 18h00 – 19h00: membros do CAC e VIPs (antevisão / cocktails) - 19h00 – 20H00: palestra do artista - 20h00 – 23h00: exposição aberta ao público
Horário do CAC Sábado a segunda-feira: 10h00 – 16h00 Terça-feira: fechado Quarta-feira a sexta-feira: 10h00 – 21h00
Morada: 44 E. 6th Street, Cincinnati, OH 45202, EUA

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,617