"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Novo livro da Coleção CES/Almedina "Os Saberes Feiticeiros em Moçambique"

Os livros publicados na Coleção CES/Almedina são o instrumento mais visível da produção científica desenvolvida no Centro de Estudos Sociais. Procuram espelhar a atualidade e a interdisciplinaridade dos debates nas Ciências Sociais e Humanas.


As suspeitas e acusações de feitiçaria são parte integrante da paisagem sociojurídica moçambicana contemporânea. Liberta do preconceito do olhar ocidental, a feitiçaria é um conceito que fornece uma representação importante sobre complexidade social, incluindo poder e desigualdade, interesses individuais e coletivos, luta pelos recursos, etc. Este livro assenta num estudo transdisciplinar sobre os sentidos da feitiçaria em Moçambique, sobretudo em contextos urbanos. Combinando uma rica análise histórica, assente em material de arquivo, com pesquisas antropológicas e sociojurídicas, a autora argumenta que as acusações e práticas contemporâneas da feitiçaria são uma realidade moderna, uma experiência através da qual os/as moçambicanos/as vivem os desafios políticos e económicos atuais.

Autora
MARIA PAULA MENESES é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia). Em 2019 foi investigadora visitante junto da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Lecciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo co-coordenadora do programa de doutoramento em 'Pós-colonialismos e cidadania global'. Co-coordena com Boaventura de Sousa santos (CES) e Karina Bidaseca (CLACSO) o curso internacional 'Epistemologias do Sul' (CLACSO-CES). Anteriormente foi Professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico - com especial ênfase para as relações entre o Estado e as 'autoridades tradicionais' no contexto africano -, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos. Participou em inúmeros projectos de investigação, coordenando atualmente uma pesquisa sobre as relações afetivas durante a guerra. Organizou e publicou vários livros e artigos. De entre as suas mais recentes publicações estão "Os Saberes Feiticeiros em Moçambique: Realidades materiais, experiências espirituais" (Almedina 2019), "Knowledges Born in the Struggle Constructing the Epistemologies of the Global South" (volume editado com Boaventura de Sousa Santos, Routledge, 2019) e "Mozambique on the Move. Challenges and Reflections' (Brill, 2018), organziado com Sheila P. Khan e Bjorn Bertelsen. Tem o seu trabalho publicado em diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Holanda e Colômbia.
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,971,701