"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cinemateca recebe apoio europeu para digitalizar o mar que há no cinema português

O financiamento, a utilizar durante quatro anos, servirá para pôr em prática o projeto “FILMar - Digitalização do Património Cinematográfico”, para digitalizar filmes portugueses dos arquivos da Cinemateca relacionados com a temática do mar.

Miguel Madeira / Arquivo


A Cinemateca Portuguesa vai poder contratar trabalhadores e comprar equipamento para digitalização de obras fílmicas, com um apoio financeiro europeu de 880 mil euros, disse a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à agência Lusa. O apoio financeiro será atribuído no âmbito do Programa Cultura, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants, e o protocolo foi assinado nesta terça-feira na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

O financiamento, a utilizar durante quatro anos, servirá para pôr em prática o projeto “FILMar - Digitalização do Património Cinematográfico”, para digitalizar filmes portugueses dos arquivos da Cinemateca, em vários suportes e formatos analógicos, que estejam relacionados com a temática do mar.

“Vai permitir adquirir equipamentos para fazer a digitalização, contratar recursos humanos e fazer a divulgação deste património português, a nível nacional e no âmbito da parceria com o Film Institute de Oslo”, explicou Graça Fonseca.

Este apoio financeiro deverá reforçar a capacidade do atual laboratório fílmico da Cinemateca, localizado no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM), em Bucelas, e que está em risco, sobretudo por constrangimentos administrativos para a sua utilização, tal como tem alertado publicamente a direção do organismo.

Graça Fonseca referiu que, a par da atribuição destes 881.250 euros, no âmbito dos EEA Grants, “está em curso uma candidatura de financiamento comunitário para reforçar a componente da digitalização e da capacitação da Cinemateca”.

Há muito tempo que a direção da Cinemateca tem alertado para a ineficácia do atual modelo de instituto público, que tem implicações, por exemplo, na contratação de trabalhadores muito especializados, e já propôs à tutela um modelo de negócio para manter e tornar rentável o laboratório fílmico — o único na Península Ibérica.

Questionada pela Lusa sobre esta realidade, a ministra da Cultura disse que o plano económico-financeiro para o laboratório está a ser analisado e que qualquer mudança terá de ocorrer em coerência com uma mudança orgânica na Cinemateca. “É um trabalho que requer inputs de várias áreas governativas. É preciso uma certa coerência e ser pensado em conjunto; é o trabalho que tem de ser feito. Não pode ser feita uma coisa sem a outra”, disse, referindo apenas que “está para breve” uma decisão sobre o futuro da Cinemateca.

A longo prazo, o projeto “FILMar” tem como objetivo “dar a conhecer a novas gerações cinema português que há muito não é visto”, sublinhou Graça Fonseca. É, pelo menos, o que está implícito no programa europeu da EEA Grants, de “estimular a utilização do património cinematográfico digitalizado pelas diferentes entidades a nível local — clubes de cinema, escolas, entidades artísticas, etc.”.

Em articulação com este trabalho de digitalização, Graça Fonseca espera ter pronta a regulamentação para pôr em prática a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, que reunirá equipamentos que tenham capacidades técnicas de exibição de filmes em suporte digital. “São dois projetos que vão acabar por estar muito a par e par. Daqui a 48 meses estará em funcionamento, esperamos nós”, afirmou.


por Lusa in Público | 4 de fevereiro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,889,285