"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Patrícia Portela vai dirigir o Teatro Viriato

A escritora e artista, que foi bolseira do Centro Nacional de Cultura, substitui Paula Garcia neste equipamento de Viseu.


A escritora, cineasta e artista Patrícia Portela (n. Lisboa, 1974) vai ser a nova diretora do Teatro Viriato, em Viseu. Vai suceder no cargo, a partir do dia 1 de março, a Paula Garcia, que, no entanto, se manterá como presidente da direção do Centro de Artes do Espetáculo de Viseu (CAEV), a associação cultural e pedagógica que, desde 1998, gere aquele equipamento da Beira Alta.

“Profunda conhecedora do Teatro Viriato e uma das artistas que têm marcado presença assídua na sua programação, Patrícia Portela é reconhecida nacional e internacionalmente pela singularidade da sua obra, tendo recebido por ela vários prémios”, diz o comunicado do CAEV a anunciar a nova diretora, considerando que esse conhecimento do teatro vai permitir “garantir a continuidade" do projeto.

Patrícia Portela é autora de espetáculos como Wasteband (2003), Flatland (2004-06), Parasomnia (2015) e Por Amor (2017), títulos de uma carreira que tem sido desenvolvida entre Portugal e a Bélgica. Wasteband valeu-lhe o Prémio Teatro na Década; e a trilogia Flatland valeu-lhe o Prémio Revelação dos Críticos de Teatro e o Prémio Madalena Azeredo Perdigão/ Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2015, foi uma dos cinco finalistas do primeiro Prémio Media Art Sonae com Parasomnia, uma instalação com a qual continua a circular pelo mundo.

Patrícia Portela estudou cenografia, cinema e filosofia, e a heterogeneidade da sua formação tem-se refletido numa obra heterodoxa. Como escritora e romancista, publicou títulos como Para Cima e não para Norte (2008), Banquete (2012, finalista do Grande Prémio de Romance e novela APE) ou Dias Úteis (2017).

Em 2016, tornou-se a primeira bolseira literária em Berlim da Embaixada Portuguesa na Alemanha, e recebeu também uma bolsa literária da DGlab (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas). Foi bolseira do Centro Nacional de Cultura nos programas  "Jovens Criadores" e "Criar Lusofonia". 

Atualmente leciona Dramaturgia e Imagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, além de ser professora e artista convidada na Universidade do Minho e de Antuérpia (Bélgica), no Fórum Dança, em Portugal, e na escola de escrita em Curitiba, no Brasil.


in Público | 5 de fevereiro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,756