"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A Capela de São João Batista da Igreja de São Roque: A encomenda, a obra, as coleções

A Capela de São João Batista da Igreja de São Roque de Lisboa foi integralmente realizada em Roma na década de quarenta do século XVIII, transportada em três navios e edificada na capital do império português, no seguimento de uma encomenda de D. João V.


Na sequência da expulsão da Companhia de Jesus, esta encomenda do rei “Magnânimo”, de valor incalculável e afortunadamente poupada pelo terramoto de 1755, viria a ser entregue à Misericórdia de Lisboa em 1768 por D. José I, juntamente com a Igreja de São Roque. Sob coordenação científica e editorial da Professora Doutora Teresa Leonor M. Vale, o livro reúne estudos de reputados investigadores portugueses e estrangeiros, especialistas nas diferentes áreas artísticas em que a capela e as suas coleções se declinam: arquitetura, escultura, mosaicos, metalística, ourivesaria, têxteis, rendas, mobiliário, livros. De enorme relevância em termos históricos, culturais e artísticos – tanto no plano nacional como no internacional –, a capela é, aqui, objeto do mais completo estudo já efetuado sobre a sua história e património, abordando de forma exaustiva o processo da encomenda, sua obra e as suas coleções.

Autores: Teresa Leonor M. Vale (Coord. Científica); Teresa Freitas Morna (Coord.); António Filipe Pimentel; Carlo Stefano Salerno; Magda Tassinari; Maria Luisa Rizzini; Cristina Pinto Basto; Fátima Rezende Gomes; Maria do Carmo Lino.

Editor: SCML, Museu de São Roque / Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Ano de publicação 2015
Coleção Arte e Património

Publicação disponível na Loja da Cultura online da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,881,853