"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

82 alunos do concelho de Loulé disputam Fase Municipal de Concurso Nacional de Leitura

Realiza-se na manhã da próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Sophia de Melo Breyner Andresen, em Loulé, a Fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura.


Estas provas decorrem à porta fechada e contarão com a participação de 82 alunos de todo o concelho, das seguintes escolas: Colégio internacional de Vilamoura, EB1 Dnª Francisca de Aragão, EB1 de Benafim Grande, EB1 das Benfarras, EB1 Hortas de Santo António, EB1 da Tôr, EB1 Mãe Soberana, EB1 Nº3 de Loulé, EB1 Nº 4 de Loulé, EB1 Prof. Manuel Martins Alves, EB2,3Engº Duarte Pacheco, EB2,3 Padre João Coelho Cabanita, EB2,3 Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, EB2,3 Prof. Sebastião José Pires Teixeira, EB2,3 S. Pedro do Mar e Escola Secundária Drª Laura Ayres.

No âmbito deste Concurso, a Fase Municipal pretende promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral a partir da leitura de obras literárias propostas a alunos desde o 1º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário.

Depois da Fase Escolar, pretende-se agora apurar 3 alunos por nível de ensino que irão participar na Fase Intermunicipal, na cidade de Tavira, a 28 de abril. Aí estarão todos alunos apurados nos concelhos de Loulé, Faro, Vila Real de Santo António, Alcoutim, Castro Marim, Albufeira, Monchique, Tavira, Silves e Olhão.

Os concorrentes serão repartidos em quatro categorias, sendo as obras selecionadas para leitura as seguintes: 1º Ciclo – “O Rapaz que Vivia na Televisão e outras Histórias”, de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares; 2ºCiclo – “A Casa das Bengalas”, de António Mota; 3ºCiclo – “O Rapaz que Prendeu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer; Ensino Secundário – “O Pintor Debaixo do Lava-Loiças”, de Afonso Cruz.

Ana Farrajota (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Olga Gago (Biblioteca Municipal de S. Brás de Alportel) e Rita Moreira (Biblioteca Municipal de Loulé) serão os elementos do júri que irão deliberar quais os alunos que passam à fase seguinte, após a realização das provas escritas e orais.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
50,981,235
>