"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A vitória do filme que vai mudar as expectativas dos Óscares

Bong Joon-ho depois de Cannes, dos Globos de Ouro e de tantos outros prémios vence também os Óscares.

© EPA/DAVID SWANSON


Uma surpresa que já era pressentida e que deixa 1917 sem as estatuetas premiadas. A noite teve humor feroz que beliscou o complexo de culpa de um ano com #oscarsSoMale (#oscarsTãoMasculinos).

Parasitas no panteão de todas as glórias. O filme de Bong Joon Ho confirmou a possibilidade de surpresas e foi o grande vencedor desta 92ª edição dos prémios da Academia. Bong Joon-ho e a sua tradutora foram as figuras da noite. Uma vitória que esmaga 1917, filme de Sam Mendes, o favorito da noite, apenas premiado por três vezes em categorias técnicas. Os quatro Óscares de Parasitas abrem a possibilidade de conseguirem revolucionar um sistema.

É o primeiro filme em língua estrangeira a vencer a categoria de melhor filme. A partir de agora, abre-se um precedente que mudará por completo a maneira como os Óscares serão percecionados. Uma mudança que cheira a revolução completa e que poderá ter sérias consequências na própria indústria ao mesmo tempo que se assiste aos efeitos da chegada em força da Netflix. O cinema do mundo pode assim começar a implantar-se mais no próprio organismo de Hollywood.

 

Mais importante de tudo, Parasitas combateu a previsibilidade de toda a distribuição da temporada dos prémios evitando-se assim um embaraço cada vez maior para a Academia, que ainda assim repetiu nos atores tudo o que as outras cerimónias já tinham premiado. A edição número noventa e dois fez trinta e uma linha para ter caixinhas de surpresas para contornar as já tão anunciadas vitórias dos favoritos. O estrondo da vitória coreana ajudou a que não houvesse a rotina que se esperava. Isto numa cerimónia onde a realização não sabia onde estava a ação inesperada a acontecer (sobretudo na invasão da equipa de Parasitas aquando da vitória no melhor filme) ou quando registava uma câmara a cair para o chão, mulheres de vencedores a irem para o palco com a pochete debaixo do braço e outras bizarrias como Scorsese quase a adormecer a ouvir Eminem.

Noite onde também os votantes da Academia fizeram questão de não deixar de fora Jojo Rabbit, a farsa anti-nazi de Taika Waititi, vencedor do melhor argumento. Não foi surpresa nenhuma depois de tanto "buzz" na temporada dos prémios. Surpresa foi a ausência de humor ou rasgo no discurso do realizador, alguém que costuma ser um showman nos palcosO maior derrotado da noite foi um muito sorridente Martin Scorsese, o seu O Irlandês tinha 10 nomeações e não venceu nenhuma estatueta, mesmo tendo direito a uma ovação em pé por interposto agradecimento do vencedor sul-coreano.

Joaquin Phoenix venceu finalmente um Óscar e quase se desfazia em lágrimas quando evocou o irmão River, mas o seu discurso em prole das injustiças pareceu cartilha da brigada do politicamente correto, mesmo que bem mais emotivo que o de Renée Zelwegger, vencedora em Judy. A atriz texana fez um aborrecido discurso com agradecimentos e clichés atrás de clichés.

Quanto à ausência de apresentadores, a cerimónia aguentou-se melhor do que o ano passado. Houve dinamismo e a escolha para o monólogo quase inicial de Chris Rock e Steve Martin foi uma solução de compromisso à altura. Os dois ex-apresentadores fizeram as bicadas mais ásperas relacionadas com a ausência de Eddie Murphy e das mulheres realizadoras, enquanto Kristen Wiig e Maya Rudolph fizeram furor com uma química de humor muitíssimo bem escrita.

 

Depois, claro, os pequenos acidentes humanos. Diane Keaton a ser igual à Diane Keaton dos filmes de Woody Allen e a ver-se aflita com um envelope ou Laura Dern de lágrima no canto do olho a agradecer o Óscar ganho por Marriage Story, de Noah Baumbach. Momento sublinhado pela realização quando a câmara apanha Greta Gerwig também a chorar (Dern é também atriz em Mulherzinhas). Hilariante igualmente a rábula de Julia Louis Dreyfuss e Will Ferrell a trocar as voltas às funções do diretor de fotografia e do montador.

Mas a Academia apostou em força na magnitude do gesto do musical. As coreografias das canções nomeadas voltaram a fazer lembrar os bons velhos tempos dos Óscares, embora o maior momento tenha sido Eminem numa evocação a 8 Mile num especial sobre as canções que venceram o Óscar. Um Eminem em grande forma a rentabilizar o seu comeback. Verdadeiro golpe de rins desta cerimónia. E se o tom da piada era sempre uma espécie de "roast" à própria falta de diversidade nas nomeações, não deixa de ser significativo a vitória de muitas mulheres em categorias técnicas e mais secundárias.

 

Antes de tudo, à entrada, um ano de dourados e cintilantes, as atrizes fizeram questão de brilhar literalmente na passadeira vermelha. Uma passadeira vermelha que apresentou uma diversidade racial nada em rima com a falta da mesma nos nomeados. Não foi acaso numa noite em que se ficou com a sensação que Academia esteve em pleno ato de contrição com as ausências de diversidade e de realizadoras. E muito menos acaso o facto de a capa Dior de Natalie Portman ter bordado os nomes das cineastas ignoradas pela Academia. Mas depois do furacão Parasitas a Academia nunca mais vai voltar a ser a mesma… resta esperar agora para ver se em Portugal alguém tem coragem de mostrar a nova versão a preto & branco de Parasitas, estreada e premiada recentemente no Festival de Roterdão.



Lista completa de vencedores da cerimónia dos Óscares

Melhor filme: "Parasitas" - Kwak Sin Ae e Bong Joon Ho

Melhor realização: "Parasitas" - Bong Joon Ho

Melhor ator: Joaquin Phoenix - "Joker"

Melhor ator secundário: Brad Pitt - "Era Uma Vez em... Hollywood"

Melhor atriz: Renée Zellweger - "Judy"

Melhor atriz secundária: Laura Dern - "Marriage Story"

Melhor fotografia: "1917" - Roger Deakins

Melhor argumento adaptado: "Jojo Rabbit" - Taika Waititi

Melhor argumento original: "Parasitas" - Bong Joon Ho & Han Jin Won

Melhor filme internacional: "Parasitas" - Bong Joon Ho (Coreia do Sul)

Melhor filme de animação: "Toy Story 4" - Josh Cooley, Mark Nielsen e Jonas Rivera

Melhor curta-metragem de animação: "Hair Love" - Matthew A. Cherry e Karen Rupert Toliver

Melhor documentário: "American Factory" - Steven Bognar, Julia Reichert e Jeff Reichert

Melhor documentário em curta-metragem: "Learning to Skateboard in a Warzone (If You're a Girl)" - Carol Dysinger e Elena Andreicheva

Melhor curta-metragem: "The Neighbors' Window" - Marshall Curry

Melhor cenografia: "Era Uma Vez... em Hollywood" - Barbara Ling e Nancy Haigh

Melhor montagem: "Le Mans '66: O Duelo" - Michael McCusker e Andrew Buckland

Melhor caracterização: "Bombshell - O Escândalo" - Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker

Melhor guarda-roupa: "Mulherzinhas" - Jacqueline Durran

Melhor banda sonora original: "Joker" - Hildur Guðnadóttir

Melhor canção: "(I'm Gonna) Love Me Again", de "Rocketman", Elton John e Bernie Taupin

Melhor montagem de som: "Le Mans '66: O Duelo" - Donald Sylvester

Melhor mistura de som: "1917" - Mark Taylor e Stuart Wilson

Melhores efeitos visuais: "1917" - Guillaume Rocheron, Greg Butler e Dominic Tuohy



por Rui Pedro Tendinha, in Diário de Notícias | 10 de fevereiro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,077