"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Carlos Moedas publica livro sobre os bastidores da Comissão Europeia

O Brexit, o caso grego e o crescimento dos populismos e do eurocepticismo. Os maiores desafios da Europa nos últimos cinco anos, analisados sem eufemismos, pelo antigo comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. 


«Trazer as grandes questões europeias ao nosso debate público» e «partilhar o dia-a-dia da minha experiência enquanto comissário». Foi este o objetivo de Carlos Moedas, ex-comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação e atual administrador executivo da Fundação Gulbenkian, na criação dos textos que deram origem ao livro Vento Suão – Portugal e a Europa.

O político, engenheiro civil e economista português publicou, ao longo do seu mandato em Bruxelas, entre 2014 e 2019, crónicas regulares, que começaram com a celebração do Dia da Europa – 9 de maio de 2018, no jornal Correio da Manhã sobre os dias conturbados que a União Europeia viveu. 

São 75 dessas crónicas que compõem Vento Suão – Portugal e a Europa, um livro cuja linguagem simples e direta, sem os habituais eufemismos políticos, está acessível a todos os leitores.

Conheça os bastidores da Comissão Europeia e as ameaças à estabilidade do projeto europeu dos últimos cinco anos. Desde o «pesadelo» da saída do Reino Unido, que contraria a irreversibilidade do projeto europeu à «tragédia» política e económica da Grécia, desde a crise humanitária dos refugiados sírios, à luta contra o terrorismo, e desde o crescimento dos movimentos populistas ao euroceticismo.

Mas segundo o autor este mandato também conquistou importantes vitórias. Para o ex-comissário europeu «a UE deu mais uma vez provas de resiliência e da capacidade de encontrar caminhos em aparentes becos sem saída».

O prefácio da obra é da autoria de Jean-Claude Juncker, ex-presidente da Comissão Europeia, que tece rasgados elogios ao trabalho de Carlos Moedas como comissário europeu para a investigação, ciência e Inovação.  «A ação de Carlos em todos os domínios honrou a Europa e honrou Portugal».

Na introdução da obra, intitulada Uma Europa ao alcance de todos, Carlos Moedas explica que a escolha de Vento Suão para título do livro se tratou de uma homenagem ao pai, «um homem que durante toda a vida lutou pela liberdade e que por muitos anos assinou uma coluna no Diário do Alentejo com o mesmo nome».

Sinopse
Carlos Moedas apresenta as grandes questões Europeias, abrindo-as ao debate público, numa linguagem clara e sem os habituais eufemismos políticos. “Vento Suão, Portugal e a Europa” é também uma forma de levar o leitor a partilhar o dia a dia da Comissão Europeia, a experiência ao vivo do projeto europeu em que os portugueses acreditam. Um livro no olho do furacão que foram os últimos anos, cinco anos em que a Europa enfrentou o Brexit, a crise dos refugiados, o terrorismo, as dificuldades na Grécia, populismos de diversos tipos e geografias e um crescimento do euroceticismo. E numa nota pessoal, Carlos Moedas diz que chamou “Vento Suão” a este seu livro “em homenagem ao meu pai, um homem que durante toda a vida lutou pela liberdade e que por muitos anos assinou uma coluna no Diário do Alentejo com o mesmo nome. Essa brisa quente e suave vinda do Sul era para ele um convite a uma salutar inquietude, um sinal que nos lembra que na vida nada pode ser dado como certo. Esta menção não poderia estar mais ajustada à União Europeia.” 

Biografia do Autor

Carlos Moedas nasceu em Beja, em 1970. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Frequentou a École Nationale des Ponts et Chaussées de Paris. Em 1998, obteve um MBA – Master of Business Administration – na Universidade de Harvard. Iniciou a carreira no grupo Suez, em França, trabalhou vários anos em Londres e criou a sua própria empresa em Portugal. Em 2011, foi eleito deputado e tornou-se secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro do XIX Governo Constitucional, com responsabilidade pela coordenação do Programa de Ajustamento. Em 2014, tornou-se o quinto português a exercer as funções de comissário europeu, tendo gerido o maior programa de ciência do mundo (80 mil milhões de euros). É o mais jovem membro da Academia de Engenharia de Portugal. É medalha de ouro da Ordem dos Engenheiros e membro honorário da Academia de Ciência Africana. Recebeu o doutoramento honoris causa em Direito pela Universidade de Cork, na Irlanda, e outro doutoramento honoris causa pela École Supérieure de Commerce de Paris. É hoje administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. 


Vento Suão – Portugal e a Europa
Carlos Moedas
Não-Ficção / Política
264 páginas · 15x23 · 16,00 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,875,571