"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma homenagem feliz, divertida e inspiradora ao português

Histórias deliciosas, curiosidades, efemérides incríveis, respostas a dúvidas e erros comuns. Tudo cabe no Almanaque da Língua Portuguesa, um livro assinado pelo professor universitário e linguista Marco Neves, que trata a língua com amor e muito humor.


Uma edição Guerra e Paz, Editores, em parceria com o Grupo Cofina, que chega às livrarias e bancas de todo o país.

Eis um companheiro para todas as ocasiões que irá ajudá-lo a esclarecer, de uma forma muito prática, as pequenas grandes dúvidas de português, que surgem no dia-a-dia, e ainda diverti-lo e inspirá-lo com várias curiosidades e surpresas sobre a nossa língua.

No Almanaque da Língua Portuguesa, o professor Marco Neves convida-o a participar numa homenagem à língua portuguesa e às suas origens, em que irá aprender histórias deliciosas da nossa língua, recordar efemérides da lusofonia, concluir se existe, ou não, um gene da língua e arriscar alguns palavrõezitos.

Descubra as listas das palavras mais feias e mais belas da língua portuguesa, saiba como evitar cometer os doze erros mais irritantes da língua, entre os quais a bengala «prontos», e aprenda a virgular um texto em quinze passos.   

Leia este almanaque como um calendário, consultando a secção correspondente ao mês em que se encontra. Será uma ótima maneira de aprender um pouco mais sobre o português ao longo do ano. Conheça as origens dos doze nomes atribuídos aos meses do ano. Sabia que o mês de fevereiro deve o seu nome ao deus Fébruo? Que julho é uma homenagem ao imperador romano Júlio César? E que outubro já foi o oitavo mês do ano?

Pode ainda optar por «petiscar» ocasionalmente, abrindo o livro sem uma ordem certa, e escolher um dos grandes clássicos da literatura portuguesa sugeridos pelo professor Marco Neves, desde Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, até Dom Casmurro,de Machado de Assis.

Até sobre informática vai aprender. Descubra como «obrigar» o processador de texto Microsoft Word a corrigir palavras e como evitar que ele considere erradas, palavras que estão corretamente escritas.

Tudo cabe neste Almanaque da Língua Portuguesa, um livro escrito com uma linguagem simples, acessível a todos os leitores, e bem-humorada, sem descurar o rigor com qual o autor trata o português.

Este é o nono livro de Marco Neves editado pela Guerra e Paz, Editores. Os dois últimos foram Gramática para Todos: O Português na Ponta da Língua, um dos Livros CMTV de maior sucesso, e ABC da Tradução.

Almanaque da Língua Portuguesa está à venda no site oficial da Guerra e Paz.

Sinopse
Este Almanaque da Língua Portuguesa quer ser o seu companheiro de todos os dias, de todos os meses, do ano inteiro, oferecendo-lhe, página a página, surpresas, acontecimentos, respostas às suas dúvidas, perguntas pertinentes e impertinentes, excertos magníficos de grandes obras, informações úteis. Aqui está a nossa língua tratada com amor e muito humor.

Biografia do Autor


Marco Neves nasceu em Peniche e vive em Lisboa. Tem sete ofícios, todos virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor. Não são sete? Falta este: é também pai, com o ofício de contar histórias. É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigador no Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) e diretor em Portugal da Eurologos. Escreve regularmente artigos de divulgação linguística em certaspalavras.pt. Este é o seu décimo livro.  

Almanaque da Língua Portuguesa
Marco Neves
Não Ficção / Língua Portuguesa
200 páginas · 15x23 · 13,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,240