"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Novo projeto científico revela as rochas mais antigas da Beira Baixa

Um novo projeto científico irá ser concretizado no território do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.


O projeto “Break-Up” tem como objetivo dar a conhecer as rochas mais antigas da região da Beira Baixa, que se encontram entre as rochas mais antigas da Península Ibérica. O projeto é coordenado pelo Professor Martim Chichorro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e inclui diversos parceiros, como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa entre outras universidades portuguesas, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o British Geological Survey e o Serviço de Geologia do Município de Idanha-a-Nova.

O “Break-Up” centra-se na importante geodiversidade que conferiu o reconhecimento da região como território UNESCO, em particular nos geomonumentos de Penha e do Vale do Erges. O objetivo da cooperação científica, que poderá contar com o apoio do Município de Idanha-a-Nova ao abrigo da assinatura de protocolo entre este e a FCT-UNL, é entender como se deu a abertura do denominado Oceano Rheic, cujo registo geológico se encontra patente nas rochas desta região datadas de há quase 600 milhões de anos.

Os trabalhos de investigação científica e colheita de amostras iniciaram-se este fim-de-semana com a participação do coordenador do projeto, do Professor Telmo Bento da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e de Carlos Neto de Carvalho, geólogo do Município de Idanha-a-Nova e coordenador científico do Geopark Naturtejo.

Estes trabalhos decorreram ainda no âmbito da tese de mestrado de Lourenço Crispim, aluno da Faculdade de Ciências de Lisboa, que tem como objetivo o estudo geoquímico de rochas de origem magmática e sedimentar que podem ser encontradas em Salvaterra do Extremo e em Penha Garcia. A identificação de minúsculos cristais contidos nestas rochas e conhecidos como zircões irá permitir datar as rochas e os processos geológicos de que estas são resultantes, assim como identificar a proveniência dos materiais permitindo fazer reconstituições paleogeográficas e entender a evolução geológica da Beira Baixa no contexto global ao longo dos tempos.

Os geoparques UNESCO são territórios de Ciência, onde a investigação científica deve ser apoiada com o objetivo de partilhar o conhecimento científico relevante nas atividades educativas, na formação de professores na região e nos meios de informação turística.

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,674