"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Annie Ernaux na Livros do Brasil com o livro finalista do Booker 2019

Os Anos reconstrói 60 anos da vida de um país, França, e da vida de uma mulher, a própria autora. Eis um envolvente romance biográfico sobre a importância da memória.


Abrangendo um período que vai de 1941 a 2006, Os Anos revela-nos uma história que é simultaneamente universal e pessoal, transversal e intimista, familiar e social. Neste livro, agora publicado na coleção Dois Mundos, relata-se mais de meio século da história do mundo, e em particular da França, e de uma mulher nunca nomeada, mas que se percebe ser a própria Annie Ernaux.

Através de pequenos fragmentos narrativos, por meio da relação entre fotografias, canções, filmes, objetos ou eventos da história recente, a autora tece, mais do que uma desconcertante autobiografia, uma recordação de um coletivo. Porque um homem, ou uma mulher neste caso, não é uma ilha. «Nessa narrativa de anos mais longínquos só havia guerra e fome», conta logo no início da ação, para depois concluir em tom de confissão: «Vivíamos quase na merda. E ríamos.» Mas isso foi no início. Depois veio a juventude e a descoberta da sexualidade, embrulhadas no amor ao próximo dos anos 60. E a política, sempre a política, o materialismo e o progresso tecnológico, origem e compensação de tantos dramas caseiros.

«Entrecruza memórias, sonhos, factos e meditações numa evocação única dos tempos que já vivemos e em que vivemos ainda.»
John Banville

Este livro de Annie Ernaux, inédito em Portugal, mereceu diversas distinções, entre as quais o Prémio Marguerite Duras 2008, em França, o Prémio Strega 2016, em Itália, e a seleção para o Prémio Man Booker Internacional de 2019. Confirmou a autora como uma das mais importantes vozes da literatura francesa deste século.

>> Primeiras páginas

Sobre a Autora

Annie Ernaux
Annie Ernaux, ou Annie Duchesne de nome de batismo, nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. Ingressou na literatura em 1974, com Les Armoires Vides, um romance autobiográfico. Em 2008 edita Os Anos e foi galardoada com o Prémio de Língua Francesa pelo conjunto da sua obra. Recebeu ainda o Prémio Renaudot - em 1984, por Um Lugar ao Sol -, o Prémio Marguerite Yourcenar (2017) e o Prémio Formentor de las Letras (2019). É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita na qual se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história contemporânea. 

Tradução: Maria Etelvina Santos
N.º de Páginas: 200
PVP: 16,60€
Coleção: Dois Mundos
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,166,767