"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Dom Pedro e Dom Miguel: dois irmãos em luta por um trono

Dois irmãos, duas ideologias, um trono. A guerra civil portuguesa, que opôs as tropas de D. Pedro às de D. Miguel entre 1828 e 1834, foi um dos episódios político-militares mais importantes da história de Portugal.

 

Em A Guerra Civil Portuguesa, o especialista em história militar Fernando Rita revela, num estudo rigoroso, a importância da antiga vila de Santarém no desenrolar do conflito, entre liberais e absolutistas, bem como as marcas indeléveis deixadas pela guerra na região.

De um lado, o progressista D. Pedro, liberal, adepto do constitucionalismo, defendia o direito à vida, à liberdade e à felicidade. Do outro, o tradicionalista D. Miguel, absolutista, considerava que o monarca deveria ser o centro do poder numa sociedade orgânica estratificada (nobreza, clero, burguesia e povo). Dois irmãos com ideias bem distintas para os destinos de Portugal, que atravessava, em pleno século XVII, uma crise sucessória, após a morte de D. João VI.

A crise de 1822 é o mote para A Guerra Civil Portuguesa, um livro que resulta de uma precisa investigação do professor, historiador e militar Fernando Rita, que se concentrou nesta obra, particularmente nas duas principais batalhas liberais, a Batalha de Almoster e a Batalha da Asseiceira, travadas na antiga vila de Santarém.  Foram conflitos determinantes para o fim do Antigo Regime em Portugal.

Reviva os um dos mais importantes episódios político-militares em território nacional, num dos principais epicentros da contenda, com base em documentos históricos, registos paroquiais, análises de quadros e dados estatísticos da época.

Conheça ainda os impactos desta guerra na região de Santarém, nos anos de 1833 e 1834, período de grande agitação social, económica e política, assim como a organização, estratégias de subsistência, tecnologia e táticas dos exércitos de D. Miguel e D. Pedro na campanha militar.

Uma obra essencial para todos os escalabitanos, assim como para amantes de História e estudiosos de estratégia militar. 

O livro pode ser adquirido através do site oficial da Guerra e Paz, Editores.

Este é o terceiro livro de Fernando Rita sobre temas de história militar, regional e local. O autor é membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, e do Fórum Ribatejo, para historiadores locais e regionais.

Sinopse
A crise sucessória de 1822 foi o gatilho de um dos períodos mais turbulentos da história de Portugal, e a Guerra Civil entre liberais e absolutistas, um dos mais importantes episódios político-militares em território nacional. Mas a história das guerras, como é sabido, não se faz apenas de homens; também os lugares são elemento ativo no seu desenrolar, carregando a marca indelével dos acontecimentos. A antiga vila de Santarém foi palco das duas batalhas mais importantes desta época, a Batalha de Almoster e a Batalha da Asseiceira, que viriam a criar as condições determinantes para o fim do Antigo Regime em Portugal. Santarém sofreu, naturalmente, um período crítico de grande agitação social, económica e política, e este livro retrata os impactos da Guerra Civil no quotidiano desta região, nos anos de 1833 e 1834. Uma contribuição precisa e fina para a compreensão da história política e militar das lutas liberais.

Biografia do autor


Fernando Rita, natural de Vale de Figueira (Santarém), historiador e militar, é licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar, em Investigação Social pela Universidade Moderna e em História pela Universidade Aberta. É mestre em História Regional e Local pela Universidade de Lisboa e doutorando em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Cumpriu duas comissões de serviço especiais, na Bósnia, em 1998, e em Moçambique, em 2014. É autor de três livros e colaborador de outros quatro sobre temas de história militar, regional e local e de diferentes artigos publicados em várias revistas e jornais. Conferencista convidado em diversos seminários e colóquios, foi comentador televisivo de história militar na cerimónia dos 100 anos do Armistício da Grande Guerra, emitida pela RTP. É atualmente membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, e do Fórum Ribatejo, para historiadores locais e regionais.  

A Guerra Civil Portuguesa
Fernando Rita
Não-Ficção / História
192 páginas · 15x23 · 16,00 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,917,488