"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Corticeira Amorim disponibiliza cortiça para a construção do Serpentine Summer Pavilion 2020

O estúdio de arquitetura sul-africano Counterspace projetou o pavilhão que terá como foco a ecologia e a sustentabilidade no 20.º aniversário da exposição.

Serpentine Summer Pavilion Serpentine Summer Pavilion, exterior


A cortiça será um dos principais materiais utilizados na construção do Serpentine Summer Pavilion 2020, uma das mais importantes exposições de design e arquitetura mundiais. Realizada anualmente em Kensington Gardens, Londres, a exibição contará, então, com cerca de 200m2 daquela matéria-prima fornecidos pela Corticeira Amorim que, em conjunto com outros elementos amigos do ambiente, permitirá corporizar o projeto do trio de arquitetas sul-africanas Counterspace. Recorde-se que esta é a segunda vez que a empresa portuguesa aparece associada à iniciativa depois de uma primeira cooperação em 2012.

A celebrar o seu 20.º aniversário, a sustentabilidade e a ecologia são, pois, as temáticas centrais do Serpentine Summer Pavilion, questões, essas, que inspiraram o trabalho vencedor de Sumayya Vally, Sarah de Villiers e Amina Kaskar. Neste contexto, a escolha dos materiais para a infraestrutura do pavilhão teve em conta uma forte componente ambiental, certeza que resultou na eleição da cortiça como uma das matérias-primas basilares. Na verdade, o facto de estarmos perante um produto 100% natural, ecológico, renovável, reciclável e reutilizável coloca a cortiça em vantagem face a muitas outras soluções.

As três arquitetas de 29 anos, que tencionam utilizar outros materiais sustentáveis como blocos de tijolo reciclado produzidos a partir de lixo da indústria da construção, tornaram-se na equipa mais jovem de sempre a desenhar o Serpentine Summer Pavilion.  O conceito apresentado inspira-se nos principais espaços de convívio da cidade de Londres, com especial foco na vivência das comunidades migrantes, periféricas e suburbanas. Tais locais de recordação, memória e de afeto juntar-se-ão de uma forma única no pavilhão de verão formado por diferentes divisões. Neste ambiente, a cortiça ficará exposta ao olhar dos visitantes, que serão convidados a experienciar as distintas áreas através de ruturas estruturais, mudanças de gradiente e contrastes de cor, textura e densidade. A inauguração do Serpentine Summer Pavilion está prevista para o dia 11 de junho de 2020, fechando portas 4 meses depois, a 11 de outubro.

A parceria com a Serpentine Gallery, a célebre galeria londrina responsável pela iniciativa, repete-se num ano muito especial para a Corticeira Amorim que está a celebrar 150 anos. A primeira vez foi, então, em 2012, no Sepertine Summer Pavilion projetado pelos arquitetos suíços Herzog & de Meuron e pelo ativista plástico chinês Ai Weiwei. Nessa altura, a cortiça foi também um elemento transversal da instalação: com 80m3 de matéria-prima os artistas criaram uma complexa estrutura circular e mais de 100 peças de mobiliário em aglomerado.

Sobre a Corticeira Amorim:

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 27 mil clientes. Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade com pegada de carbono negativa, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas. Atualmente sob a liderança da quarta geração da família, que cultiva os valores da longevidade, ambição, orgulho, atitude e paixão, os mesmos de sempre destes 150 anos de bem-sucedida história, a empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, realiza 93% das vendas fora de Portugal e emprega mais de 4400 colaboradores. Acrescentar valor à cortiça, de forma competitiva, diferenciada e inovadora, em perfeita harmonia com a Natureza, é, então, a missão da Corticeira Amorim que em 2018 registou 763 milhões em vendas consolidadas.

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,973,014